E verdade que no verão a Terra está mais próxima do Sol?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Muitas pessoas acreditam que a Terra está mais próxima do Sol no verão e é por isso que é mais quente. E, da mesma forma, eles acham que a Terra está mais distante do sol no inverno. Embora essa ideia faça sentido, ela está incorreta. É verdade que a órbita da Terra não é um círculo perfeito.

É verão quando a Terra está mais perto do Sol. A distância da Terra ao Sol é praticamente a mesma: varia de 148 a 151 milhões de km. Além disso, esse argumento da distância não consegue dar conta do fato de que o verão e o inverno acontecem ao mesmo tempo nos Hemisférios Norte e Sul da Terra!

A posição mais próxima ao Sol, o perihélio ( ), é atingido aproximadamente em 3 de janeiro e o ponto mais distante, o afélio ( ), em aproximadamente 4 de julho. As variações na radiação solar recebida devidas à variação da distância são pequenas.

Os dias durante o verão são mais longos que as noites, e isso deve-se à maior incidência de radiação solar no hemisfério em que está vigente. Portanto, a inclinação da Terra para o Sol nesse período favorece não só o aumento das temperaturas mas também dos índices pluviométricos e da umidade relativa do ar.

As estações terrestres acontecem porque a Terra é levemente inclinada. Desta forma, quando a Terra está mais próxima do Sol, os raios solares atingem o hemisfério sul com maior intensidade e, por isso, é verão no sul e inverno no hemisfério norte.

Se nosso planeta estivesse tão perto do Sol quanto os objetos de comparação, a água provavelmente evaporaria, fazendo com que a vida fosse impossível de prosperar. Em outras palavras, a Terra estaria fora da chamada zona habitável.

Mais perto do que isso e o excesso de radiação desencadearia um processo irreversível de intensificação do efeito estufa, em que todos os oceanos evaporariam e o planeta se tornaria inabitável.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

Devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol, o Sol aparentemente se move entre as estrelas, ao longo do ano, descrevendo uma trajetória na esfera celeste chamada Eclíptica.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.