É verdade que morcego não enxerga?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Morcego é cego: mito ou verdade? É errado afirmar que os morcegos são cegos — isso não passa de um grande mito. Acredite ou não, eles enxergam muito melhor que os humanos. O fato é que a vida noturna que eles levam não exige muito da capacidade de visão, um sentido pouco usado por eles.

Sua visão não enxerga as cores, ela é em preto e branco. Porém a capacidade de visão dos morcegos é perfeitamente adaptada para locais de pouca luminosidade. Além da visão adaptada, os morcegos contam com um sistema que emite ondas sonoras para se orientar na escuridão.

Use canela como repelente
Além de muito utilizada na cozinha, a canela exala odor que pode servir como repelente natural contra os morcegos. É uma maneira doméstica que funciona, de modo que basta espalhar bastante canela em pó na área infestada por esses animais.

O morcego tem olhos que enxergam bem, ao contrário do que muita gente pensa. Aliás, ele vê melhor que os humanos no entardecer e no amanhecer, quando a luz ainda é limitada. Acontece que, pelos hábitos noturnos, a claridade incomoda o morcego, que está mais acostumado a ambientes escuros.

O termo “morcego” significa rato cego, mas eles não são totalmente cegos, ao contrário do que muitos pensam, Na verdade, a maioria deles enxerga em preto e branco e, como caçam à noite, desenvolveram uma espécie de sonar, que permite sua locomoção com facilidade no escuro (chama-se ecolocalização).

30 anos

Os morcegos possuem expectativa de vida alta, variando entre 10 e 30 anos, porém há registros de espécies insetívoras com 40 anos. Os morcegos são mamíferos considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados.

Os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de voar, de modo geral têm hábitos noturnos e permanecem em seus abrigos durante o dia, saindo à noite em busca de alimento.

O olfato dos morcegos é bem sensível a alguns tipos de cheiros, por isso detergentes e óleos essenciais são capazes de afastar os animais. Prefira aromas de eucalipto, hortelã e menta, e coloque a solução num borrifador para espalhar nos locais onde os morcegos se alojam.

20 horas

Podem dormir até 20 horas
Tal como os animais noturnos, o morcego é ativado quando a noite se aproxima.

O voo noturno ou crepuscular, portanto, seria um jeito de evitar que o organismo dos bichos entrasse em pane. É que, por terem asas membranosas e escuras, os morcegos absorvem quantidade considerável de luz solar, o que facilitaria seu superaquecimento de dia.

Como todas as criaturas vivas, o morcego faz parte de uma cadeia alimentar que harmoniza o ambiente. Os predadores dos morcegos são corujas, gaviões, morcegos carnívoros e a ave anu-branco.

Flores e frutos
Portanto, se você possui flores que dão frutos, existe a possibilidade de que isso atraia a atenção destes seres notívagos, já que eles são atraídos pelas flores e seu perfume, assim como vão atrás do seu néctar, a fim de se alimentar e se nutrir dele.

Basicamente, eles emitem chamadas curtas em alta frequência para localizar e capturar presas. Por outro lado, esses animais também já foram vistos utilizando frequências baixas para a comunicação entre outros indivíduos de sua própria espécie.

Morcegos filostomídeos emitem sons de ecolocalização através de seus focinhos grandes e intrincadamente dobrados, o que ajuda a focalizar os sons que rebatem. Algumas espécies também podem alterar rapidamente o formato da orelha para captar com precisão os sinais recebidos.

Não é recomendado pegar o morcego com as mãos, pois ele provavelmente tentará se defender com mordidas, que podem transmitir raiva – mas não são todos os morcegos que estão infectados com o vírus. Quando doentes, esses animais podem ser vistos caídos no chão durante o dia, acontecimento raro, pois são noturnos.

Apesar de serem animais noturnos, os morcegos não ficam acordados a noite toda. O morcego-marrom caça por algumas horas após o anoitecer e depois retorna ao sono.