É seguro ter assinatura digital?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sim. Como você viu, a assinatura digital é confiável, motivo pelo qual pode ser utilizada em diversos tipos de transações. Se você deseja assinar um contrato com assinatura digital, é possível. Se deseja emitir um parecer ou outro documento, como uma procuração, o recurso também pode ser utilizado.

Portanto, não é de surpreender que, quando se trata de assinaturas eletrônicas , ainda existe o risco de fraude e outras infrações legais, como repúdio ou falta de admissibilidade e conformidade, especialmente se o processo de assinatura eletrônica não for projetado adequadamente.

Por fim o certificado digital, bem como a assinatura digital possuem validade legal, tal como os documentos e assinaturas originais feitas à mão, e podem ser utilizados em processos para verificar a autenticidade de documentos e negociações online.

Para assinar documentos, você deve ir em "gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica" (sem aspas) e clicar em “Iniciar”. Em seguida, é preciso fazer login na conta ou se cadastrar adicionando informações pessoais, como nome, foto, número de celular etc.

Cada assinatura digital tem informações precisas, como identificadores únicos para cada certificado. Na maioria das vezes, essas informações estão embutidas no documento assinado de forma digital.

Quais são as desvantagens das assinaturas eletrônicas? Técnico: Para indivíduos menos experientes tecnicamente, o uso de um software de assinatura eletrônica pode exigir algum tempo para se acostumar, alguns podem até ser céticos e questionar a validade e a legalidade de assinar documentos digitalmente.

A assinatura digital garante ao destinatário que o documento não foi alterado ao ser enviado (integridade) e ainda comprova a autoria do emitente (autenticidade), enfim, confere maior grau de segurança, pois os documentos eletrônicos não assinados digitalmente têm as características de alterabilidade e fácil ...

No Brasil as assinaturas eletrônicas são válidas e reconhecidas legalmente. A Lei nº 14.063, de 23 de Setembro de 2020, dispõe sobre as regras para uso das assinaturas eletrônicas nas interações entre pessoas e instituições privadas com os entes públicos e entre os próprios órgãos e entidades públicas.

Usar assinatura digital traz mais praticidade para suas rotinas de trabalho. Você pode assinar documentos de onde estiver, usando a internet, pelo celular, tablet ou computador. Além disso, não perderá tempo buscando documentos impressos ou aguardando reuniões presenciais para coleta de assinaturas dos envolvidos.

Na verdade, a assinatura eletrônica é a que apresenta diversos tipos, como veremos adiante. A assinatura digital é apenas um tipo de assinatura eletrônica. Para reforçar o conceito, assinatura digital é aquela feita com certificado digital validado pela ICP-Brasil, também chamada de assinatura eletrônica qualificada.

O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto nº 10.543, de 13/11/2020 (alterado pelo Decreto nº 10.900/2021). Quem pode usar o serviço: Para utilizar este serviço, você precisa ter uma conta gov.br nível prata ou ouro.

O valor do certificado digital A1 gira em torno de R$ 229.
Para São Paulo, por exemplo, custa em torno de R$ 220 esse serviço.

Muitas pessoas acham que é uma assinatura física e uma digital, mas não é. Ela consiste na junção de uma assinatura eletrônica, que não faz uso de certificado digital, e a digital, que já aplica o certificado. É necessário ressaltar que os dois tipos de assinatura podem ser empregados em um mesmo documento.