Como obter um assinador digital?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 9 de agosto de 2023
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Certifique-se de que sua conta gov.br está validada para realizar a assinatura digital. Caso você não tenha uma conta gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro” (saiba mais). Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .

Para assinar documentos, você deve ir em "gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica" (sem aspas) e clicar em “Iniciar”. Em seguida, é preciso fazer login na conta ou se cadastrar adicionando informações pessoais, como nome, foto, número de celular etc.

Quanto custa uma assinatura digital? Depende do tipo do certificado. Para o CPF, o valor do certificado gira em torno de R$ 90 e R$ 400 para um ano de validade, dependendo da agência certificadora e da modalidade.

É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.

Conheça 3 aplicativos de assinatura digital gratuitos

  • DocuSign.
  • Adobe Fill & Sign.
  • Office Mobile.

O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020. Quem pode utilizar este serviço? Qualquer cidadão com uma conta gov.br prata ou ouro (contas bronze não podem utilizar o serviço).

A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto nº 10.543, de 13/11/2020 (alterado pelo Decreto nº 10.900/2021).

Na verdade, a assinatura eletrônica é a que apresenta diversos tipos, como veremos adiante. A assinatura digital é apenas um tipo de assinatura eletrônica. Para reforçar o conceito, assinatura digital é aquela feita com certificado digital validado pela ICP-Brasil, também chamada de assinatura eletrônica qualificada.

Ela nada mais é do que uma assinatura realizada através de um dispositivo eletrônico, seja ele um celular, um computador ou um tablet, por exemplo. Com esse tipo de visto, é possível realizar firmar compromisso com os mais diversos tipos de contrato e documentação de forma online, prática e segura.

Com ferramentas como Adobe Reader, Office Mobile e DocuSign, é possível elaborar uma assinatura digital para inserir em qualquer documento de forma rápida. Essas plataformas gratuitas estão disponíveis em português na Google Play Store e na App Store, e podem ser usadas em celulares Android ou iPhone (iOS).

A seguir, veja em quais plataformas você pode investir para ter esse tipo de assinatura.

  • Docusign. O Docusign é um site simples de usar, que disponibiliza 30 dias grátis para os usuários que quiserem conhecer o serviço antes de contratá-lo. ...
  • Contraktor. ...
  • Clicksign. ...
  • Small PDF. ...
  • Autentique. ...
  • iLovePDF. ...
  • SignEasy.