É possível torcer os testículos dormindo?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Esse problema pode acontecer com muita frequência em pacientes que estão em período de repouso (como dormindo) ou até mesmo praticando atividades físicas. Para ocorrência da torção testicular, as causas podem passar por fatores congênitos, como uma fragilidade no tecido conjuntivo do escroto.

Na maioria dos casos, a torção testicular acontece enquanto o homem está dormindo (acordando-o imediatamente), durante um exercício físico ou após um trauma na região.

O que causa torção de testículo? A torção do testículo pode ocorrer em qualquer idade (inclusive no recém-nascido), porém é mais comum em crianças e adolescentes (10 aos 25 anos). Deve-se a malformações congênitas, exercícios violentos, traumas, banhos em água muito fria ou a uma combinação de todas essas coisas.

Ocorre o desenvolvimento súbito de dor intensa no testículo. O inchaço ocorre logo depois. Pode parecer que a dor provenha do abdômen, e existe a possibilidade de surgirem náuseas e vômitos. Às vezes, ocorre febre.

A torção de testículo ocorre na imensa maioria das vezes entre 12 e 18 anos, mas pode se dar também durante a infância e na idade adulta, entretanto com muito menor frequência. A incidência é estimada em 1 para cada 4.000 homens.

Se posicione em pé na frente de um espelho e veja se visualiza alguma alteração em alto-relevo na pele da região; Com as mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar. Um deles pode parecer maior do que o outro, isso é normal.

Prevenção. Embora não seja possível prevenir a torção testicular, uma boa técnica cirúrgica pode impedir o testículo de se torcer novamente.

Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.

Clima frio: quando a temperatura está muito baixa, o corpo pode produzir um movimento involuntário, fazendo com que a bolsa escrotal se contraia e os testículos subam. Durante a relação sexual: durante o orgasmo, os músculos se contraem, incluindo o cremaster.

Dor nos testículos é o nome do sintoma que atinge a bolsa escrotal, que circunda e protege os testículos. Por serem órgãos muito sensíveis, podem ficar doloridos por traumas ou pequenas inflamações, podendo durar horas ou dias.

O tempo ideal é de até seis horas após a distorção, já que cerca de 90% dos testículos podem ser salvos nesse prazo.

Torção testicular e infertilidade
A morte do tecido testicular pode ser parcial ou total, acometendo apenas um dos testículos ou ambos. Nos casos mais severos, pode ser necessário remover um dos testículos, contudo quando a remoção é bilateral, a infertilidade pode ser permanente.

As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.