É possível ter parto normal se o bebê não encaixar?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Ademais, os bebês de posição pélvica podem ainda estar à direita anterior ou posterior da mãe, bem como à esquerda. Em suma, correspondem a 3,5% dos casos. No entanto, embora não se trate da posição ideal, alguns médicos afirmam que o parto normal pode, sim, ocorrer sob tal condição.

O Que Fazer Quando o Bebê Não Encaixa? Não existe nada que se possa fazer efetivamente quando o bebê não encaixa. É claro que existem formas de induzir o parto, mas, no geral, não existe o que se possa fazer até por que não é necessário fazer nada.

O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto. Usualmente, os bebês nascem de cabeça, na chamada “apresentação cefálica”.

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

Dicas para ajudar o bebê a virar

  1. Faça atividades físicas. A movimentação do corpo durante as atividades físicas ajuda a afrouxar os tecidos que dão suporte ao útero. ...
  2. Sente-se de maneira adequada. ...
  3. Versão cefálica externa.

Existem alguns sinais de que o bebê não está na posição cefálica, como barriga alta nas últimas semanas, a ausência de sensação de pressão na região pélvica e a movimentação do bebê acima da linha do umbigo.

Tudo não passa de folclore, não há embasamento científico nenhum nessas informações. Porém, o tamanho e o formato da sua barriga podem indicar algo muito importante. Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação.

Afinamento do colo do útero:
Quando o parto está prestes a acontecer, a barriga fica baixa naturalmente. Normalmente esse acontecimento é bem próximo ao parto, algumas horas ou mesmo um dia antes. É normal o bebê começar a descer conforme o trabalho de parto avança. O colo do útero, antes grosso, começa a afinar.