É possível receber Pix de outro país?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Não existe Pix em outros países, já que o sistema brasileiro é restrito a instituições reconhecidas pelo Banco Central. Porém, existem vários sistemas de transferência instantânea pelo mundo. Segundo pesquisa, mais de 70 países contam com transferências instantâneas, sem contar outros em fase de implementação.

Em tese, qualquer país que tenha um sistema de pagamentos instantâneo ou rápido pode fazer parte do Nexus. E qualquer pessoa que tenha chaves de transferências, como a chave-Pix, pode fazer transações internacionais usando o aplicativo do próprio banco.

Tem Pix nos Estados Unidos?

  1. O FedNow está em desenvolvimento desde 2019.
  2. O serviço coloca os EUA em linha com países como Reino Unido, Índia, Brasil e União Europeia, onde serviços similares existem há anos.

Quais as formas de enviar dinheiro do exterior para o Brasil?

  1. Transferência bancária. A transferência bancária internacional é uma das formas mais comuns de enviar dinheiro ao Brasil. ...
  2. Ordem de pagamento. ...
  3. Correios. ...
  4. Plataformas digitais.

Qual o melhor aplicativo para receber dinheiro do exterior? Plataformas como PayPal, PicPay e Nubank apresentam certificados SSL (Secure Socket Layer). Elas garantem a proteção de dados e atividades financeiras realizadas. Assim, asseguram maior segurança para os usuários nas transações.

Além do Brasil: existe PIX em outros países?

  • Portugal. Criada em 2014, Portugal conta com a tecnologia MB Way que permite que seus cidadãos façam transferências eletrônicas instantâneas para contatos cadastrados na sua agenda telefônica. ...
  • Reino Unido. ...
  • Índia. ...
  • Japão. ...
  • Estados Unidos.

A resposta é NÃO. O Pix é um sistema exclusivo para clientes de instituições financeiras que atuam em território brasileiro, ou seja, não possibilita envio ou pagamento de valores para contas bancárias de outros países.

“Não tem uma chave, como Pix. É necessário preencher um formulário, e tudo isso demora”. O especialista destaca que, além da extinção do custo e da agilidade, o FedNow é mais seguro do que o Swift — nome do serviço de transferência internacional.

Para receber o dinheiro no Brasil, seus dados bancários precisam ser informados ao banco do exterior. Por isso, você deve compartilhar esses dados com o seu pagador. Por exemplo, você pode copiar os dados e enviar por e-mail. O pagador então preenche os dados bancários no banco do exterior e faz o pagamento.

Funciona assim: um sistema aproveita a variação de preço da moeda americana para encontrar os melhores momentos de compra e venda em diversos momentos por dia.