É possível engravidar tirando fora?

Perguntado por: ngalvao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

O método de retirada (ou coito interrompido) não costuma ser considerado como uma forma muito eficaz de contracepção. Em cada 100 pessoas que usam o coito interrompido como contraceptivo, cerca de 20 a 27 engravidarão dentro de um ano (1, 2).

Eficácia do coito interrompido
Quando praticado perfeitamente, o coito interrompido/retirada tem uma taxa de falha de 4% (1).

Embora esse método seja ainda muito usado, não é seguro na prevenção da gravidez e, além disso, também não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo.

Mesmo que a mulher mantenha relações sexuais sem preservativo, ela não engravida se não houver um óvulo para ser fecundado. E esse óvulo só é liberado dentro daqueles 5 dias citados. Então, é praticamente impossível engravidar fora do período fértil porque não ocorre ovulação.

O coito interrompido é eficaz? Não, não é considerado uma forma eficaz de contracepção. Não apenas existe a chance de o líquido pré-ejaculatório conter esperma vivo, como as chances de engravidar são maiores do que com outros métodos de contracepção.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Corrimento rosado até 3 dias depois da relação; Cansaço e sonolência; Dor de cabeça leve e persistente; Seios inchados e doloridos.

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Muitos casais pensam que engravidarão rapidamente. Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar.

O líquido seminal, portanto, está presente no momento da ejaculação. Em contrapartida, o líquido pré-ejaculatório é um fluido liberado durante a excitação sexual: não é sêmen!

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Às vezes pode ser bastante espesso e mucoso. Isso é normal. Esse aumento da secreção branca durante a gravidez é a maneira do corpo se proteger contra infecções, criando uma barreira adicional entre o feto em crescimento e o mundo exterior. Você notará um aumento no corrimento branco no início da gravidez.