É possível confundir amizade com amor?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Amizade. Outro sentimento muito comum de ser confundido com o amor é a amizade. Muitas vezes, quando temos muita afinidade com uma pessoa, para qual contamos nossos maiores segredos e partilhamos nossos medos, podemos achar que sentimos amor por ela. E de fato, até podemos sentir, porém é um amor fraternal.

Se você gosta de estar perto dele e tem interesses em comum, pode ser apenas uma amizade. Se surge uma atração física e sexual, fala-se em paixão. Por fim, se você sente por ele uma admiração intensa por suas qualidades e deseja estar ao lado dele por toda a vida (mesmo ciente de seus defeitos), trata-se de amor.

Muitas vezes, buscamos “a” pessoa que nos entenda, que goste das mesmas coisas, que seja especial e amigo. Dessa forma, muitas pessoas começam a confundir os sentimentos. A necessidade de ter alguém faz com que uma pessoa próxima, que nos conhece com todas as nossas fraquezas possa ser nossa alma gêmea.

1) Linguagem corporal mais próxima
Esse é um dos sinais que indicam que a amizade está virando amor. O nosso corpo fala quando sentimos algo a mais por outra pessoa. O toque, o olhar mais penetrante, a postura e até alguns gestos, podem revelar que a amizade do concurseiro vai dar namoro.

Você nunca percebeu nenhum traço de nervosismo, vaidade ou preocupação exagerada quando estão juntos? Nesse caso, a relação de vocês é de amigo para amigo. Outro indício clássico de amizade é quando ele fala as coisas sem um mínimo de ponderação ou preocupação em como você vai reagir ao que ele diz.

Em muitas situações, o amor também pode ser confundido com carência, que é a necessidade afetiva de se ter alguém. Quando passamos um longo período sozinhos, sentimos a necessidade e a vontade de ter alguém ao nosso lado para compartilhar a vida, seja nos bons ou nos maus momentos.

Se apaixonar pelo bff é mais normal do que você imagina... Acabar desenvolvendo um sentimento forte pelo bff é mais normal do que parece. Vocês convivem bastante, se falam nos melhores e nos piores momentos, se ajudam, se amam e aí, quando você percebe, esse amor já está subindo um degrau.

O amor

O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo.

Uma amizade vale mais que um namoro, vale mais que um casamento, vale mais que qualquer coisa, uma amizade resiste a tudo, quebra correntes e retira espinho, uma amizade é ETERNA, quando é verdadeira!

Essa análise descobriu que 66% dos casais começaram a se relacionar com amizades, muitos deles com amizades de longo prazo que duraram vários meses ou anos. No estudo final, que analisou apenas 300 estudantes universitários, a “fase da amizade” durou quase 22 meses, em média, antes de se tornar romântica.

O amor fraternal valoriza a confiança mútua, havendo também um perfeito entrosamento entre as pessoas, porque são relacionamentos tranquilos e afetuosos, duradouras e estáveis, profundo e compromissado.

5 sinais claros de que alguém gosta de você

  1. Inclinação e proximidade. A linguagem corporal pode fornecer pistas valiosas sobre os sentimentos de uma pessoa. ...
  2. Olhar fixo. ...
  3. Sorri o tempo todo. ...
  4. Atenção e apoio. ...
  5. Responde às mensagens rapidamente.

Sinais de que o seu amigo está apaixonado por você

  • 1) Ele olha diferente para você Leia também. ...
  • 2) Ele sente ciúmes. Mais um dos sinais de que o seu amigo está apaixonado por você. ...
  • 3) Você é prioridade para ele. Esse também é outro dos sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Se ele nunca começa um papo nem envia mensagens é porque a vê apenas como amiga. Todavia, mensagens e telefonemas constantes para marcar encontros podem ser tentativas de se aproximar mais. Mensagens logo cedo e tarde da noite podem significar que ele pensa em você quando está sozinho, o que é um sinal de interesse.

Os dados não mentem. Os estudos que compuseram a pesquisa citada apontam que 66% dos casais surgiram de amizades preexistentes, amizade essa que dura, em média, 22 meses antes de evoluir para uma relação romântico-afetiva.