É possível colocar papel de parede em MDF?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

O papel de parede para parede de madeira é uma das formas mais econômicas para reformar uma casa, pois o material possui um valor baixo de investimento comparado a outros tipos de revestimentos. Esse tipo de adesivo pode ser aplicado tanto em paredes de madeira, quanto em superfícies de MDF.

Não há restrições para a própria pessoa aplicar o papel de parede em móveis, desde que tenha as ferramentas adequadas e siga as recomendações do fabricante. Caso sinta dificuldade, sugerimos contratar um profissional qualificado para aplicação do produto.

Basicamente a superfície deve estar seca, lisa, limpa, sem resíduos de pó e em hipótese alguma te umidade ou mofo. No entanto, é preciso também estar atento aos tipos de superfícies. Não é recomendado a aplicação diretamente no reboque. A parede deve estar lisa e ao menos com uma demão de tinta látex.

O papel de parede autocolante pode ser aplicado em madeira ou mdf, desde que a superfície esteja limpa e lisa.

Se for aplicar em fórmica ou madeira, prefira a cola sintética. Ambas podem ser adquiridas em lojas de material de construção ou de papel de parede.

Como aplicar o papel contact? Se o móvel for de madeira maciça, o papel contact poderá ser aplicado com o auxílio de uma esponja molhada, ela ajudará a fixar o papel e alisar a superfície. Se a aplicação for feita em um móvel de MDF, ele não poderá ser molhado.

Vinil adesivo Viggo madeira ripada
Diante disso, não poderia faltar um vinil adesivo de madeira ripada, esse indicado principalmente para revestir móveis e revestimentos sem textura, como paredes e outros.

Um dos materiais mais usados como papel sintético, o PEAD - Polietileno de alta densidade também tem outras vantagens em relação ao papel natural além da resistência ao rasgo: pode molhar à vontade e ser exposto ao ambiente, suportando chuva, sol ou vento, sem perder suas qualidades.

R: Antes da instalação a parede deve estar limpa, seca, nivelada e não muito absorvente. Se o reboco não estiver extremamente liso, é necessário passar uma mão de massa corrida, lixar, limpar, passar uma demão de tinta acrílica e só depois instalar o papel.

10 anos

Quando obedecidas as instruções do fabricante, o papel pode ter vida útil média de até 10 anos, o que vai variar também com as condições ambientais do local onde foi aplicado. O principal fator que compromete a integridade e durabilidade do papel de parede é a umidade.