É permitido fazer sorteio?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Caso não tenha autorização é considerada contravenção penal envolvendo jogo de azar, sendo assim é proibida a prática ilegal de rifas e sorteios, inclusive por meios de redes sociais. Se tem autorização, e for regulamentada deixa de ser considerado exploração de jogos de azar, e não se enquadra como contravenção Penal.

Para a realização de sorteios é preciso que a empresa tenha autorização do Ministério da Economia e siga os procedimentos previstos nas legislações.

Resumindo: Sorteios são uma modalidade de distribuição de prêmios permitida por lei, que pode ser realizada por empresas ou instituições filantrópicas. Para realizar um sorteio conforme a lei, é necessário que a pessoa responsável seja uma empresa com CNPJ ativo e sem pendências tributárias.

“A realização de qualquer rifa, seja online ou não, é uma contravenção penal. É considerado um crime de menor potencial ofensivo e suas penas podem variar entre multa ou prisão.

Para não ser surpreendido, é preciso checar se a promoção comercial (sorteio) possui certificado de autorização emitido pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SRE) e se concursos anteriores também estão registrados.

Distinção entre rifa e sorteio como jogo de azar
Há muita confusão entre rifa e sorteio como jogo de azar. Mas o que diferencia a rifa do sorteio como jogo de azar é a motivação e o objetivo. A motivação da rifa é beneficente e seu objetivo não lucrativo.

Quais promoções NÃO precisam de autorização?

  • CAMPANHA DE INCENTIVO PARA FUNCIONÁRIOS: ...
  • PROGRAMA DE PONTUAÇÃO/FIDELIDADE: ...
  • CONCURSO EXCLUSIVAMENTE CULTURAL, ARTÍSTICO, DESPORTIVO OU RECREATIVO: ...
  • Nossa contribuição para você conhecer um pouco mais sobre promoção comercial.
  • O Post foi útil?

A Caixa é a responsável pela autorização e pela fiscalização das ações com distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, bem como daquelas que envolvam os sorteios filantrópicos.

Os sorteios, por exemplo, não são proibidos por lei, mas para que sejam lícitos e respeitem as normas da legislação é necessário que sejam efetuados seguindo algumas regras específicas. Um dos principais erros cometidos por quem realiza sorteios é não ter uma pessoa jurídica.

Dificilmente alguém negará uma rifa com comidas e bebidas. Assim, a dica é investir em comidas apetitosas, como bolos decorativos, tortas, cestas de café da manhã e chocolates importados. Além disso, uma assinatura em um clube de cerveja artesanais ou vinhos é uma boa ideia para fugir do convencional.

A prática de dar premiação por meio do Pix se tornou comum nas emissoras de todo o país, mas é proibida por Lei e pode gerar dor de cabeça. Por Fernanda Nardo. Não é possível pensar em comunicação sem as tradicionais promoções comerciais no rádio e na televisão.

Como fazer uma rifa dentro da legalidade? Basicamente, você deve informar o motivo da rifa, especificar qual será o prêmio do ganhador, informar o valor da compra e quando será o sorteio, explicar a mecânica de funcionamento e deixar seus dados disponíveis para contato.

Assim, a pessoa jurídica que irá realizar o sorteio, deverá fazer a solicitação diretamente no site do Ministério da Fazenda, vide link https://scpc.seae.fazenda.gov.br/scpc/login.jsf , haja vista a competência da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria – SEFEL/MF, sucessora da Secretaria de ...

Vem se tornando uma prática comum na sociedade, a realização de rifas e sorteios por meio de redes sociais, a prática de rifas e sorteios não regularizadas, é considerada uma contravenção penal prevista no art. 50 e 51 do decreto lei nº 3688/1941.

Em outras palavras, qualquer sorteio, vale-brinde ou concurso de promoção comercial (com distribuição de prêmios) devem ser previamente autorizados.