O que dizer quando não se tem experiência na área?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Pergunte no Facebook ou Twitter se alguém tem um conhecido na área ou aborde um desconhecido por e-mail ou LinkedIn, sempre utilizando um texto de apresentação que explique sucintamente quem você é, o que busca e por que acha que aquele indivíduo pode te ajudar.

Destaque a sua formação acadêmica e extracurricular
Esse item é importante para mostrar ao recrutador que mesmo que você não tenha experiência naquele cargo, está sempre em busca de novos aprendizados e tem um foco de carreira definido. Faça uma lista com a sua formação e cursos, começando sempre dos mais recentes.

Para dar a volta por cima da falta de experiência profissional, dê destaque a outras qualidades que os recrutadores podem analisar, como ter uma boa comunicação e outras experiências, como cursos de idiomas, intercâmbios e cursos complementares.

Abaixo nós separamos algumas dicas para você.

  1. Faça serviço voluntário. Uma ótima excelente maneira de se conseguir experiência é por fazer serviços voluntários. ...
  2. Valorize suas habilidades. ...
  3. Analise o mercado de trabalho e a sua profissão. ...
  4. Peça conselhos aos mais velhos. ...
  5. Use o tempo para se qualificar ao máximo.

No objetivo do primeiro emprego, você deve informar o cargo desejado. Depois, você precisa resumir as suas competências profissionais. Coloque algo como estágio ou jovem aprendiz. Mencione a sua formação acadêmica e o seu objetivo dentro da empresa.

Cargo de interesse: Coloco-me a disposição para uma oportunidade de emprego, em setor que a empresa disponha de uma vaga a ser suprida e que possa exerce lá. Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas ou informações que se façam necessária me coloco a inteira disposição.

Assim como a falta de experiência, muitas vezes os profissionais não tem em mente um cargo especifico para ocupar, podendo ser por escolha ou por dificuldade em saber. Sendo assim, preencha no objetivo do currículo a área que deseja. Exemplo: Área de Marketing e Vendas.

Uma experiência profissional é a vivência de um trabalho na prática. O termo costuma estar atrelado ao currículo, uma vez que o documento tem um campo destinado para a inserção do histórico de empregos. Ele deve conter o nome das empresas, os cargos, as atividades e os períodos trabalhados.

Lembre-se: Péssimo relacionamento interpessoal, má apresentação pessoal e atitudes que desviam dos valores propostos pela empresa, são alguns pontos que resultam quase sempre em quebra de contrato no período de experiência.

As principais causas do desemprego estão relacionadas com os aspectos econômicos, sociais e políticos, como: crise econômica; redução de postos de trabalho; falta de qualificação profissional.

Algumas soluções. A dica de Eliane Figueiredo para que os jovens consigam desenvolver habilidades que os permitam entrar no mercado de trabalho mais facilmente é manter-se constantemente atualizado, participar de atividades extracurriculares e cultivar a porção empreendedora que há em cada um.

1 – Entenda que errar é um processo normal
É o famoso “arriscar”, que pode dar certo ou errado, e não há problema algum em obter alguns resultados negativos. Eles também são ótimas fontes de aprendizado, e apesar deste ser um grande clichê, ele é uma verdade.

Qual foi, até hoje, o seu maior desapontamento profissional? Diga lá o que disser, nunca pode mencionar algo que estivesse sob o seu controle direto. Demonstre espírito de aceitação e evite negativismos.

Trabalho em equipe é uma das habilidades mais desejáveis que um empregador pode buscar em seus funcionários, pois essa prática cria confiança entre colegas, aumenta a produtividade, promove senso de comunidade e cria oportunidades para crescer.