O que colocar no currículo quando não se tem?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Experiências. Para quem não tem experiência, esta parte do currículo é um desafio. Use o tópico para falar de atividades similares a trabalho, como experiências vividas na faculdade, estágio ou voluntariado, por exemplo. Procure descrever quais foram as suas responsabilidades em cada um delas e o tempo que duraram.

Foque nas suas habilidades e objetivos profissionais. Coloque também qualquer coisa que tenha te ajudado a desenvolver competências relevantes para o cargo, como estágios, trabalho voluntário e projetos pessoais. No fim, salve o currículo em PDF.

Minha carreira está no início, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar meu talento e minhas habilidades. Acredito que possa compensar a falta de experiência com dedicação e empenho.

Inclua apenas o que for necessário para que o empregador possa te contatar. Seu nome completo, telefone e e-mail devem constar no currículo, e mídias sociais se forem relevantes para a vaga, mas dados pessoais como número de RG e CPF não devem estar no documento.

A Catho recomenda colocar no "objetivo" do currículo a área em que deseja atuar ou com a qual tenha mais afinidade. Veja exemplos: Em busca do primeiro emprego na Área de Marketing e Vendas. Em busca do primeiro emprego na Área de Gestão de Pessoas.

Quando você não tem experiência, deve considerar outras situações da vida – pessoal ou estudantil, por exemplo – para responder às perguntas do recrutador. Se ele perguntar, por exemplo, como você trabalha em equipe, a dica é citar situações em que isso tenha acontecido durante um trabalho da escola ou da faculdade.

“Olá, meu nome é (seu nome). Estou à procura de um emprego na área de (sua área de especialização). Tenho muita experiência na área e sei que seria um excelente candidato para a vaga. Gostaria muito de ter a oportunidade de mostrar o meu potencial durante uma entrevista.

Colocar idade no currículo não é necessário, mas se é vantajoso ou não… bem, as opiniões diferem, e depende da posição desejada, além de, claro, sua idade. Há evidências de que muitos recrutadores têm preferência por candidatos mais jovens, exceto no caso de vagas que requerem muita experiência.

Cargo de interesse: Coloco-me a disposição para uma oportunidade de emprego, em setor que a empresa disponha de uma vaga a ser suprida e que possa exerce lá. Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas ou informações que se façam necessária me coloco a inteira disposição.

Para quem está em busca do primeiro emprego e ainda não sabe exatamente qual profissão seguir, o objetivo profissional deve ser o mais genérico possível. Por exemplo, se você está na corrida por um cargo de atendimento ao cliente, diga que pretende desenvolver habilidades de negociação e comunicação.

Coloque ao menos seu último grau de escolaridade no currículo, em uma seção chamada “educação” ou “formação acadêmica”. Por exemplo, se você cursou o ensino superior, não precisa colocar o colegial. Se você estudou até o colegial, não há necessidade de mencionar o ensino fundamental.

Por que devo te contratar, veja o exemplo:
“Minha contratação trará inúmeros benefícios para sua empresa. Além de possuir amplo conhecimento em gestão de projetos, acumulei X anos de experiência na função e também tenho vivência de X anos no segmento de mercado em que a empresa atua.