É perigoso dormir com a pressão alta?

Perguntado por: eevangelista7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

Outro motivo pelo qual a pressão pode subir enquanto dormimos é para excretar o excesso de sódio dos rins, principalmente entre pessoas que têm alta sensibilidade à ingestão de sal. Este comportamento durante o dia seria o suficiente, mas quando ele acontece à noite pode prejudicar o coração.

3. Diminuição da pressão arterial. Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado. Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão.

Dormir para o lado esquerdo ajuda a diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea durante a noite, devido ao fato de a gravidade ajudar o fluxo por meio da artéria aorta.

Quer aliviar a tensão e o estresse? Aposte em dormir com dois travesseiros! Além de ajudar a introduzir o sono mais rápido, ele ajuda a evitar dores musculares e melhora a circulação sanguínea, reduzindo problemas de pressão arterial, varizes e inchaços pela manhã.

“O esperado é que pela manhã, ao acordarmos, nosso valor de pressão arterial aumente, atingindo um primeiro pico em torno das 10h. Então, esse valor estabiliza e haverá uma redução no meio da tarde, perto das 15h. Um segundo pico acontece entre 18h e 20h.

O que faz a pressão subir
Quando uma pessoa está deitada, por exemplo, ela fica mais baixa. Quando há movimentação e esforço físico, o cérebro avisa que o corpo precisa de mais energia e mais sangue circulando nos órgãos e membros, logo, a pressão arterial sobe.

Apresentam urgência hipertensiva os pacientes com pico hipertensivo, pressão sistólica acima de 180 mmHg ou diastólica acima de 110 mmHg.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

A dor no peito é um dos sintomas mais comuns, quando falamos em hipertensão. Mas, assim como a dor de cabeça, é preciso observar para entender se a dor possui intensidade alta, sua duração e se esta atrelada em mais sinais. Alguns sintomas comuns atrelados são a palidez, tremor, sudorese e sensação de desmaio.

“Nessa postura, você faz força demais para manter o equilíbrio, o que aumenta a pressão arterial”, esclarece Fernandes. Além disso, quando as pernas estão para o alto, o organismo precisa comprimir ainda mais os vasos para fazer o sangue chegar até os pés.

Os anti-hipertensivos orais usados para reduzir gradualmente a PA são: captopril, clonidina ou beta-bloqueador. Essas medicações serão usadas a fim de reduzir a hipertensão em cerca de 24 a 48 horas. Não usar medicação anti-hipertensiva parenteral nem sublingual na UH.

Veja receitas de remédios caseiros para ajudar a controlar a pressão:

  1. Chá de chuchu. Desde o início da seca, em maio, o preço do chuchu variou 175%, de R$ 1,24/kg para R$ 3,42/kg. ...
  2. Chá de amora. ...
  3. Água de alho. ...
  4. Suco de limão. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Vitamina de banana e abacate contra a hipertensão. ...
  7. Chá de cúrcuma.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.