É obrigatório raspar a cabeça no candomblé?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O ato sagrado de 'raspar a cabeça' faz parte da ritualística iniciática e jamais deve ser confundido com ato de tortura ou lesão corporal. Ressaltamos que, no Brasil, tais fundamentos iniciáticos são preservados há mais de 350 anos e, sendo de matriz africana, fundamentados há séculos”, explica o centro cultural.

cortar os cabelos como prova do seu amor e devoção ao espírito.

As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás", afirmou. "Anitta repudia qualquer tipo de intolerância religiosa, seja ela qual for, e acredita que tais especulações retratam um Brasil ainda repleto de discriminação e preconceito religioso.

Quando a pessoa raspa a cabeça, pode a irritar o couro cabeludo e levar ao nascimento de fios mais finos, o que deixará a calvície mais aparente. Além de danificar seriamente a raiz e, em alguns casos, levar à perda de cabelo permanente.

O couro cabeludo é uma região muito sensível do corpo, com muitas terminações nervosas e, por isso, deixá-la livre dos fios é uma forma de aumentar ainda mais a sensibilidade dessa área. E está aí mais uma das razões para raspar o cabelo: a sensação da água, ou do que mais você puder imaginar, tocando o couro cabeludo.

Euó universais. São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

" A cantora, praticante do Candomblé, é uma 'Ekedi' em sua religião. As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, afirmou a assessoria no comunicado.

A cantora frequenta o terreiro de Candomblé de Sérgio Pina há oito anos. Na foto, Anitta abraça Sérgio e usa uma roupa branca e os fios de conta do Orixá de cabeça dela, Logun Edé, o jovem caçador, filho de Oxum e Oxóssi.

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade.

Planeje esperar de seis a sete meses até atingir crescimento desejado. Você vai esperar que as laterais do cabelo cresçam até ficarem do mesmo tamanho dos fios no topo. Já que o cabelo no topo da cabeça está vários centímetros mais comprido, o da lateral precisará de tempo para atingir os fios mais longos.

Raspar o cabelo carrega consigo desvencilhar-se disso, despir-se da vaidade representando a pureza e a volta à infância. A raspagem é um momento de purificação e faz a pessoa renascer.