É normal uma criança de 6 anos não saber ler?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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Em termos relativos, o percentual de crianças de 6 e 7 anos que, segundo seus responsáveis, não sabiam ler e escrever foi de 25,1% em 2019 para 40,8% em 2021. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma criança deve acabar a alfabetização aos 7 anos.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Ter um filho de 7 a 10 anos que ainda não sabe ler é um motivo de aflição cada vez mais frequente para os pais. Na maior parte dos casos não se trata de um problema de capacidade da criança. Ela pode ser muito inteligente e saudável e capaz de fazer muitas coisas, mas não estar conseguindo um bom desempenho na leitura.

Nas dificuldades de aprendizado devem ser avaliados vários fatores que levam ao fracasso escolar, tais como doenças orgânicas, distúrbios de sono, problemas pedagógicos, ambiente escolar, distúrbios sensoriais, até mesmo problemas neurológicos como epilepsia, enxaqueca, TDHA.

Na fase da alfabetização, existem escolas que começam a introduzir as letras por volta dos 4 ou 5 anos de idade. Nesse caso, as crianças que já frequentam a escola podem começar o aprendizado de forma gradual para serem alfabetizadas de fato por volta dos 6 a 7 anos.

6 anos de idade

Além disso, a leitura também propicia uma inclusão social, e as crianças se sentem ainda mais pertencentes à comunidade em que vivem. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade.

A alfabetização na idade certa é fundamental para que as crianças consigam seguir sua vida com sucesso e, ouso dizer, com alegria. Ao final do 2º ano, ali pelos 7 ou 8 anos, todas deveriam dominar as habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ao ser identificada a dificuldade para o aprendizado da leitura, é importante que a criança seja encaminhada para uma avaliação multidisciplinar. Recomenda-se que a equipe seja constituída por um psicólogo ou neuropsicólogo, um psicopedagogo e um médio neuropediatra.

Confira algumas dicas e métodos para ensinar uma criança a ler e despertar o gosto pela leitura!

  1. A Importância da contação de histórias.
  2. Apresente o alfabeto.
  3. Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas.
  4. Introduza novas palavras simples.
  5. Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano.

As causas de dislexia estão relacionadas com fatores genéticos, desenvolvimento tardio do sistema nervoso central, problemas nas estruturas do cérebro e comunicação pouco eficaz entre alguns neurônios. No entanto, isso não afeta a inteligência da criança.

Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita.

As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita são ocasionadas por fatores relacionados diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, cultural, problemas emocionais e condições de saúde.

São 3 sinais da hiperlexia:

  1. Capacidade precoce de leitura;
  2. Dificuldade em lidar com a linguagem oral;
  3. Inadaptação social dos comportamentos.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

Atividades que requerem que a criança seja capaz de se sentar em uma mesa e completar uma tarefa usando lápis e papel, que antes estavam restritas às crianças de 5 e 6 anos de idade, são agora dirigidas às crianças ainda mais novas, que não têm habilidades motoras e não têm a capacidade de concentração para isso, com ...