Como saber se meu filho tem Hiperlexia?
São 3 sinais da hiperlexia:
- Capacidade precoce de leitura;
- Dificuldade em lidar com a linguagem oral;
- Inadaptação social dos comportamentos.
O que causa a hiperlexia
A hiperlexia, por vezes, surge associada a casos de transtorno do espetro do autismo, síndrome de Asperger, perturbação específica da linguagem, défice de atenção ou então pode surgir apenas como uma aprendizagem precoce.
Quem faz o diagnóstico de hiperlexia
Por isso a importância da avaliação diagnóstica profissional, com neurologista infantil, fonoaudióloga e psicóloga especialistas na área de neurodesenvolvimento infantil. Deve ser lembrado que a hiperlexia é um distúrbio de linguagem, não um distúrbio de conduta.
Como diferenciar autismo de hiperlexia
Embora todas elas demonstrem uma nítida dificuldade de interação. No caso da hiperlexia, por exemplo, o autista pode ter facilidade notável com a habilidade da leitura; por outro lado, a comunicação oral é, na maioria das vezes, bem aquém do esperado. Esse caso é corriqueiramente confundido com a síndrome de Asperger.
O que é criança Hiperléxica
A hiperlexia é um distúrbio que se manifesta na criança através de uma facilidade precoce com a memorização de letras e números. Isso pode ocorrer a partir dos 18 meses e, antes dos 4 anos, algumas crianças hiperléxicas já dominam esses símbolos gráficos, enquanto outras conseguem ler palavras por volta dos 2, 3 anos.
Como identificar hiperlexia
A hiperlexia é um distúrbio de desenvolvimento infantil caracterizado pela leitura precoce, memorização de números e letras, mas com dificuldades na compreensão da comunicação funcional, principalmente a falada e na interação social.
Qual é o tratamento para hiperlexia
O tratamento dependerá da gravidade do distúrbio cognitivo , da capacidade da aprendizagem de linguagem e das habilidades sociais associadas à hiperlexia. A terapia envolverá o uso dos pontos fortes da criança, como, por exemplo, as habilidades de memorização, como base para aprender novas habilidades.
Como ajudar uma criança com hiperlexia
Aproveitar dos recursos oferecidos pela tecnologia também é uma ótima dica. Como as crianças com hiperlexia têm um estímulo visual aguçado, costumam se atrair por dispositivos eletrônicos. Existem muitos jogos educativos que trabalham habilidades que ela precisa desenvolver.
Qual a diferença entre autismo é dislexia
As pessoas costumam confundir dislexia e autismo ou confundi-los por suas semelhanças. Mas são dois distúrbios completamente diferentes que afetam o cérebro das pessoas de maneiras diferentes. Enquanto a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, o autismo é um transtorno do desenvolvimento.
Quando parece mas não é autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.
Quais são as características do autismo leve
Dificuldade em focar-se numa tarefa simples e concretizá-la. Preferência por ficar sozinho do que brincar com outras crianças. Não ter, aparentemente, medo de situações perigosas. Ficar repetindo palavras ou frase em locais inapropriados.
É normal uma criança de 3 anos saber ler
Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.
Como saber se meu filho tem hiperfoco
Um exemplo de hiperfoco é quando uma criança fica absorta em um videogame a ponto de não ouvir um pai chamando seu nome. Nesse caso, estamos falando de não ouvir mesmo e não de ignorar propositalmente o chamado.
Quando meu filho é hiperativo
O comportamento hiperativo determina uma necessidade constante da criança de conversar e movimentar-se. Dificuldade em permanecer sentada ou não conseguir brincar em silêncio, mesmo quando necessário, além da busca constante por “algo para fazer”, também são sinais que podemos identificar na criança hiperativa.
Como diferenciar autismo de altas habilidades
As altas habilidades nem sempre estão associadas ao autismo, quando uma pessoa possui apenas superdotação, trata-se do caso de pessoas que apresentam características como: Internalização forte dos pensamentos e sentimentos. Interesse repetitivo e excessivo.