É normal ter Colica depois de tomar pílula do dia seguinte?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas menstruais, cansaço, tontura, irritabilidade e maior sensibilidade nas mamas. Esses sintomas também podem durar ao longo do mês em que o contraceptivo foi usado.

As únicas formas de se saber são: esperar o próximo ciclo menstrual. Se houver menstruação (lembrando que é possível que o medicamento cause atrasos), então a pílula funcionou. Caso a menstruação não desça, recomenda-se que a mulher faça um teste de gravidez cerca de 5 a 7 dias após ter feito uso do medicamento.

Os efeitos secundários da pílula do dia seguinte podem incluir sensibilidade mamária, dores abdominais (estômago), vómitos, mau estar (náuseas).

O que pode acontecer, Pâmela, é que algumas mulheres têm um sangramento quando o embrião se implanta no útero. Ele pode ser bem discreto ou vir em maior volume, sendo confundido com a menstruação. Então, caso a pílula não tenha funcionado e você tenha engravidado, o sangue que desceu pode ter sido pela implantação.

No caso da pílula de emergência (ou pílula do dia seguinte), esse risco é em média de 2%, mas aumenta se você demora a tomar.

A pílula do dia seguinte altera a menstruação e ela pode acontecer até dez dias antes ou depois da data esperada. Caso o atraso ultrapasse 15 dias, deve-se fazer o teste de gravidez.

Os efeitos colaterais mais comuns relatados por mulheres que usaram pílula do dia seguinte são náuseas, em 40% a 50% dos casos, e vômito, em 15% a 20%. Efeitos que são relatados com menos frequência são dor de cabeça, dor nos seios e vertigem.

Os principais efeitos são náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, retenção de líquidos e cansaço. Se houver vômitos ou diarreia até 2 horas após a ingestão da pílula, importante falar com o médico pois a absorção da mesma pode ter sido comprometida. Os efeitos colaterais podem durar de 2 a 3 dias.

Ovulação: o ovário libera os óvulos cerca de 14 dias após a menstruação e pode haver irritação da cavidade abdominal, que leva ao surgimento da cólica. O normal é que a dor desapareça rapidamente, de forma espontânea ou com auxílio de analgésico.

Como a pílula do dia seguinte age? Ela atua antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado.

Sangramento após pílula do dia seguinte
Apesar de mais raro, ter um sangramento escurecido, como uma borra de café, é um dos efeitos colaterais possíveis. Algumas pessoas podem experimentar isso durante todo o mês.

A pílula do dia seguinte é um medicamento com muitos hormônios e está repleta de efeitos colaterais. Um deles é um sangramento, que pode ocorrer entre 3 a 5 dias depois de sua ingestão. Embora seja comum, isso não ocorre para todo mundo. Por isso, nada de pensar que só “deu certo” se houve esse sangramento.