É normal sentir dor nas partes íntimas na gravidez?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Normalmente, a dor pélvica temporária não é um motivo de preocupação. Pode ocorrer normalmente, conforme os ossos e ligamentos mudam e esticam para acomodar o feto. Se for causada por um distúrbio, é possível que a dor pélvica seja acompanhada por outros sintomas, incluindo sangramento vaginal.

A gravidez é uma fase de muitas mudanças na vida da mulher, inclusive fisiológicas no corpo. Dentre essas mudanças, as alterações em articulações bem como a sobrecarga que a coluna pode sofrer com o aumento do peso podem levar a dores. Assim, a dor pélvica pode ser bastante comum na gravidez.

Fique atenta: a dor pélvica pode ser comum ou, em poucos casos, indicar alguma complicação na gravidez, como parto prematuro ou gravidez ectópica. Portanto, ao perceber qualquer sintoma diferente durante a gestação, procure o seu médico para uma avaliação minuciosa.

A gestante passa a emitir ruídos que soam como vogais abertas ou um zumbido ressonante. Com 5-7cm os ruídos são mais altos, praticamente impossível falar durante uma contração, e os sons podem tornar-se repetitivos.

Contrações. As contrações são os sinais mais famosos de que o parto se aproxima. Nos filmes, mesmo as primeiras contrações costumam ser retratadas por mulheres que subitamente começam a gritar desesperadamente. Mas as primeiras contrações são absolutamente indolores e muito espaçadas.

Normalmente, as irritações que acometem a vulva, mas sem comprometer a vagina são causadas por uso de algum produto cosmético, amaciante de roupa, látex dos preservativos, lâminas de depilação e absorventes.

É perigoso fazer muita força para evacuar na gravidez? Não, o aumento da pressão abdominal causado pelo esforço para evacuar, não costuma causar problemas para a gestação em si. Ele certamente não tem relação nenhuma com abortamento e portanto você pode ficar tranquila com relação a isso.

Isso pode ocorrer em qualquer época da gravidez, mas quanto maior fica a sua barriga, o seu útero e o bebê aí dentro, maiores e mais agudas são as dores. Normalmente, começam a aparecer a partir do quarto mês, que é quando o útero cresce demasiadamente e toma o lugar do abdômen.

Contrações frequentes e aumento de pressão na pelve ou na vagina são sinais de parto prematuro. O parto prematuro é aquele que ocorre ao menos três semanas antes da data prevista. Em geral, isso significa que o bebê nasceu antes do início das 37 semanas de gestação.

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gravidez. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.

Dor de cabeça intensa que não desaparece, alterações na visão, inchaço súbito e/ou ganho de peso inexplicável (que são sintomas de pré-eclâmpsia) Febre ou calafrios. Sangramento intenso, ou sangramento com cólicas ou dor intensa na parte inferior do abdômen.

A dor na virilha pode ser causada pela liberação do hormônio relaxina que atua afrouxando os ligamentos e articulações dos quadris e da pelve para acomodar o bebê em crescimento durante a gravidez.

Por fim, a cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode causar desconforto, com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve. A barriga fica mais baixa e, como existe mais espaço para os pulmões se expandirem, ela respira melhor.

Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo. Este formato ocorre quando o bebê entra na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo e fixada na pélvis, o que acaba pressionando a barriga para baixo.

Contrações regulares
As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.