É normal o dente pulsar depois do canal?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Reforçando: se o dente estiver pulsando consistentemente, marque uma consulta com o dentista. O mesmo vale para dor latejante após canal. Mas caso a situação não seja agravante e a pulsação seja pontual, é possível cuidar em casa.

Assim, ao consumir alimentos gelados ou quentes, podem sentir alguma dor, já que o local ainda se encontra sensível. Dessa forma, é importante ressaltar que a pulsação no local depois da realização do canal pode acontecer devido ao processo infeccioso, que alcançou os tecidos ósseos e periodontais.

Sintomas da pulpite
O sintoma mais comum e marcante da pulpite é o dente latejando por estar inflamando, e essa dor pode piorar quando a pessoa mastiga ou ingere alimentos muito quentes ou frios. Os sintomas da pulpite podem aparecer num período entre 2 a 14 dias, podendo ser classificada como pulpite aguda ou crônica.

Conheça-os a seguir.

  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento. Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo.

Dor constante e severa, gengivas inflamadas e sensibilidade ao toque. Pode ter havido a formação de um abscesso, ocasionando a infecção do osso ao redor do dente em questão. Vá a um endodontista para efetuar tratamento de canal.

8 consequências de um tratamento de canal mal feito

  • Dor/incômodo. ...
  • Uso excessivo e desnecessário de medicamento. ...
  • Desgaste emocional. ...
  • Perda da restauração. ...
  • Custo com retratamento de canal. ...
  • Possível apicectomia (cirurgia) ...
  • Extração de dente. ...
  • Necessidade de fazer um implante.

Os bochechos com água e sal, prática que também é conhecida como o uso do soro caseiro, são ótimos para limpar a parte interna da boca, combatendo microorganismos e aliviando a dor de dente latejando. Basta diluir uma colher de chá de sal em um copo com água e bochechar por 30 segundos.

Não existe espaço pra isso, uma vez que ela está revestida por dois tecidos duros - a dentina e o esmalte -, e esses tecidos não expandem. Isso gera uma dor “latejante” e descrita como uma das piores que existem — explica.

Melhor posição para dormir com dor de dente
A melhor maneira de dormir com dor de dente é elevar a cabeça enquanto você está na cama . Isso ajuda a limitar o efeito do aumento da pressão arterial na cabeça.