É normal corrimento marrom depois da pílula do dia seguinte?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Esse Corrimento marrom pode ser indicativo de gravidez, mas também há outras possibilidades, como escape por baixa hormonal (progesterona), sangramento de ovulação e também início da menstruação, sangramento por privação ou induzido por pílulas do dia seguinte.

Portanto, se você tomou a pílula do dia seguinte e teve um escape marrom ou avermelhado é sinal de que a pílula “funcionou” como previsto, trazendo um desequilíbrio nos hormônios e evitando a gravidez. Se virar rotina em mais de 2 ciclos, o sangramento deve ser investigado por um médico.

Um aspecto importante de ser avaliado, e que o diferencia de outros, é que este corrimento não apresenta odor ruim nem causa desconforto na vagina, como coceira ou ardência. Por fim, o corrimento marrom característico do início da gravidez dura, no máximo, três dias.

Geralmente, um sangramento pode ocorrer após 15 dias da ingestão da pílula do dia seguinte. Portanto, se você teve um sangramento 7 dias após tomar a pílula, ele é considerado normal e esperado devido à variação hormonal provocada pelo hormônio.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

Apesar de mais raro, ter um sangramento escurecido, como uma borra de café, é um dos efeitos colaterais possíveis.

As únicas formas de se saber são: esperar o próximo ciclo menstrual. Se houver menstruação (lembrando que é possível que o medicamento cause atrasos), então a pílula funcionou. Caso a menstruação não desça, recomenda-se que a mulher faça um teste de gravidez cerca de 5 a 7 dias após ter feito uso do medicamento.

Em conclusão, o corrimento marrom é muitas vezes uma ocorrência normal relacionada a flutuações hormonais e ao ciclo menstrual. No entanto, em certas circunstâncias, pode indicar a presença de um problema de saúde subjacente, como uma infecção vaginal ou desequilíbrios hormonais mais graves.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Isso ocorre porque o sangue eliminado na menstruação resulta da descamação do tecido endometrial, que reveste o útero por dentro. Esse material pode não ser 100% expelido, deixando resquícios que saem como um corrimento marrom no início do próximo fluxo menstrual.

É normal que algumas mulheres apresentem algum corrimento rosado quando começam a usar ou quando mudam de anticoncepcional. Isso ocorre normalmente quando eles têm baixos níveis de estrogênios ou com apenas progestágenos em sua composição.

Podem ocorrer alterações no corrimento vaginal ao tomar a pílula. Isso pode ter como consequência um aumento ou diminuição na lubrificação vaginal, ou uma mudança na natureza do corrimento.

Como a pílula do dia seguinte age? Ela atua antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado.

Em geral, o beta HCG será identificável por meio de exames de sangue ou de urina a partir de cerca de 14 dias após a ovulação, de forma que o exame de gravidez pode ser feito após um ou dois dias do atraso menstrual.

Há outros sinais de início de gravidez a observar, que não o atraso menstrual, tais como:

  1. Náusea ou enjoo matinal.
  2. Fadiga.
  3. Dor ou inchaço nos seios.
  4. Micção frequente.
  5. Sangramento de implantação (sangramento leve que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero)

Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual. A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia.