Como Zanin conheceu Lula?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O casal se conheceu no início dos anos 2000, quando Zanin atuava no escritório Arruda Alvim.

Desde o início da corrida pela primeira vaga ao STF, o nome de Zanin despontava como franco favorito pela relação de confiança e lealdade do advogado com o presidente. A aliados Lula repetia que, além desse fator, queria no STF um nome capaz de suportar pressões públicas em temas espinhosos analisados pela Corte.

Em 2004, já como um casal, passaram a atuar como sócios do escritório de Roberto Teixeira, pai de Valeska.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF) e com a sabatina no Senado marcada para esta quarta-feira, o advogado Cristiano Zanin está rompido com o sogro, o também advogado Roberto Teixeira, com quem chegou a dividir escritório de advocacia.

47 anos (15 de novembro de 1975)

Vida pessoal. Zanin e sua esposa Valeska Teixeira Zanin Martins em 2023. Zanin é católico.

Lula indicou Zanin e outros dois magistrados à Corte, enquanto Bolsonaro levou dois nomes.

Primeira indicação do presidente Lula para o STF no atual mandato, o ministro Cristiano Zanin tomou posse na corte nesta quinta-feira (03), em cerimônia que contou com a presença do próprio presidente da República, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco e de várias outras autoridades.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém, no Palácio da Alvorada, rotina de isolamento, com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, intermediando seus contatos externos até com políticos.

Rosângela Lula da Silva, conhecida popularmente como Janja, é socióloga filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). É a terceira esposa do presidente eleito do Brasil em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva. Como tal, será a futura primeira-dama a partir de 1º de janeiro de 2023.

Além do acervo de seu antecessor, 10 novos casos já foram distribuídos ao novo ministro.

Outros senadores comunicaram que votariam contra a indicação, como Sergio Moro (União-PR), Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Jaime Bagattoli (PL-RO).

Farmacêutico Clínico, especialista em Oncologia Hospital Israelita Albert Einstein, membro da Comissão de Cuidados Paliativos.

Composição Atual

  • Ministra Cármen Lúcia.
  • Ministro Dias Toffoli.
  • Ministro Luiz Fux.
  • Ministro Alexandre de Moraes.
  • Ministro Nunes Marques.
  • Ministro André Mendonça.
  • Ministro Cristiano Zanin.

Lula indicou Cármen Lúcia e Toffoli; Fux, Rosa Weber, Barroso e Fachin foram nomeados por Dilma. Se aprovado pelo Senado, Zanin vai substituir Lewandowski, também indicado por Lula.

Lá, ​​Zanin precisa conquistar a maioria simples dos votos – 41 dos 81 senadores. Após quase oito horas de sabatina, o presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre, declarou a aprovação da indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal. Zanin foi aprovado por 21 votos favoráveis e cinco contrários.