Quem foi a primeira pessoa a se aposentar?

Perguntado por: iferrari . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

De acordo com a Bíblia, o primeiro aposentado foi Joaquim, o 18º Rei de Judá.

A criação da Previdência Social no Brasil completa hoje, 24 de janeiro, 100 anos de sua criação com a sanção do Decreto Legislativo nº 4.682/1923, também conhecido como Lei Eloy Chaves, deputado federal paulista que a redigiu e emprestou seu nome ao projeto de lei.

O primeiro aposentado da história foi o sr. Bernardo Gonçalves, maquinista do trem, com mais de 50 anos de trabalho. Nessa época a aposentadoria exigia a idade mínima de 50 anos e 30 anos de contribuição.

A Lei Eloy Chaves, de 1923, é considerada o marco inicial da história da previdência brasileira. Essa norma basicamente estabeleceu a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensão (CAP) para ferroviários da época(CINTHIA DA PENHA SOUZA, UFRJ, 2014).

Primeira lei da Previdência, de 1923, permitia aposentadoria aos 50 anos — Senado Notícias.

Originalmente, a aposentadoria tinha como objetivo básico amparar trabalhadores que atingissem idade avançada, ficassem inválidos ou se tornassem incapacitados para exercer qualquer tipo de profissão.

O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) foi uma autarquia federal, criada em 1977 e extinta em 1993.

O Programa de Assitência ao Trabalhador Rural (Prorural) foi implantado em 1971 durante o governo Médici e se constituiu na primeira previdência rural efetiva.

65

A Aposentadoria por idade urbana é o benefício devido ao trabalhador urbano com idade mínima de 65 (sessenta e cinco) anos para o homem e de 60 (sessenta) anos para a mulher e que tenham cumprido o tempo mínimo de 180 (cento e oitenta) meses de contribuição, para fins de carência.

você recebia 70% com 25 anos de contribuição (mulher) ou com 30 anos de contribuição (homem) + 6% para cada ano completo de atividade, até o máximo de 100%, quando se atinge 30 anos de contribuição (mulher) ou 35 anos de contribuição (homem).

Também chamada de Nova Previdência, a reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro entrou em vigor com a publicação da Emenda Constitucional nº 103 no Diário Oficial da União, em 13 de novembro de 2019.

Otto Von Bismarck

O primeiro regime de Previdência no mundo surgiu na Alemanha, com o Chanceler Otto Von Bismarck, que instituiu um seguro obrigatório para proteger os trabalhadores nos casos de agravos à saúde, acidentes de trabalho, invalidez e envelhecimento, custeado por contribuições dos empregados, empregadores e Estado.

A aposentadoria por tempo de contribuição, antes da reforma da Previdência, era baseada no tempo em que o trabalhador contribuiu para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa modalidade não levava em consideração a idade do segurado, apenas o tempo de contribuição necessário para se aposentar.

LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991
Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

A Lei Eloy Chaves, que criou em cada uma das empresas de estradas de ferro existentes no país uma caixa de aposentadoria e pensões para os respectivos empregados, foi o primeiro ato normativo a tratar de seguridade social no Brasil.

A aposentadoria por velhice será concedida ao segurado que contar 65 (sessenta e cinco) ou mais anos de idade, desde que completado o período da carência da 60 (sessenta) meses.