Quem assume Depois de Rosa Weber?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Roberto Barroso, 64 anos, é o vice e assumirá o lugar de Weber depois da sua aposentadoria.

Na sessão desta quarta-feira (9), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Luís Roberto Barroso para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no próximo biênio. Ele sucederá a ministra Rosa Weber.

Barroso é eleito para substituir Rosa Weber na presidência do STF.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Zanin assume a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (3), Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pelo Twitter, nesta segunda-feira (13), o senador Jorge Seif (PL-SC) manifestou apoio à PEC de Plínio Valério: “É preciso fixar os mandatos para ministros do STF. No formato atual, o mandato é vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos.

Roberto Barroso é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor titular de Direito Constitucional, tem mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA).

No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (23), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou que, na sessão ordinária desta quinta-feira (25), a partir das 10h, será realizada a solenidade de posse do ministro Nunes Marques como membro efetivo da Corte.

Além de Dantas, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, também estão entre os mais cotados para a nomeação ao Supremo.

75 anos (2 de outubro de 1948)

Primeira indicação do presidente Lula para o STF no atual mandato, o ministro Cristiano Zanin tomou posse na corte nesta quinta-feira (03), em cerimônia que contou com a presença do próprio presidente da República, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco e de várias outras autoridades.

A posse do advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para esta quinta-feira (3) às 16h. Ele foi indicado (MSF 34/2023) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

Lula indicou Zanin e outros dois magistrados à Corte, enquanto Bolsonaro levou dois nomes.