Como verificar o pis?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Como saber se tenho direito ao PIS? Existem algumas regras para ter direito ao PIS, mas é possível fazer a consulta por aplicativos como: Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Ainda é possível usar o telefone da Caixa destinado ao atendimento do Cidadão que é o 0800 726 0207.

Como consultar o número do PIS pelo aplicativo Caixa Trabalhador

  1. Clique em acessar e informe seu CPF.
  2. Caso não tenha cadastro, siga as etapas para cadastramento de usuário.
  3. Clique no menu no canto superior esquerdo da tela e selecione a opção Meu NIS.
  4. Esse número é o mesmo que o número do PIS.

Como consultar Pasep pelo CPF em 2023? Para consultar o PIS 2023, é só usar a internet e entrar em um dos canais abaixo: site Ministério do Trabalho e Previdência, portal Meu INSS ou carteira de trabalho digital. Também é possível ligar para o atendimento da Caixa ao Cidadão pelo número 0800-726-0207.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

Maneiras de consultar o PIS:

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)

Ou seja, nesse caso, mesmo quem não trabalhou com carteira assinada possui um NIS, independentemente de ter ou não um vínculo empregatício, desde que faça parte do CadÚnico. O número do NIT, do NIS, do PIS ou do PASEP é idêntico, mesmo que seja cadastrado por entidades diferentes.

A consulta para saber quem tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep também é feita no app do FGTS, no site do fundo ou no internet banking Caixa. Os herdeiros poderão sacar o montante, mas terão de apresentar documentos que provem o direito de receber a cota.

Tem direito ao benefício os trabalhadores com inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021. Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.

A Caixa depositará o dinheiro na conta corrente ou poupança, para quem é cliente do banco, ou na conta poupança digital, para quem não é cliente do banco e o dinheiro deverá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

Como sacar o PIS pelo Caixa TEM?

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Selecione a opção “abono salarial”;
  3. Confira a disponibilidade do valor;
  4. Realize a transferência via Pix ou pagamento de boleto.