Como ver o pis na carteira de trabalho digital?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Na Carteira de Trabalho Digital, é possível conferir o número do seu PIS dentro de um dos contratos registrados. Baixe o app na loja de aplicativos do seu celular (disponível para iOS e Android). Faça o login no aplicativo com sua conta Gov.br, usando o seu CPF.

Número do PIS na Carteira de Trabalho Digital
4 – Depois, clique em “Abono Salarial” e aperte o botão “Consultar”. Você pode selecionar qualquer ano-base para verificar o número. 5 – Será exibido parcialmente na tela o número do PIS, que pode aparecer como NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

4. Pelo Portal Cidadão do site da Caixa

  1. Acesse o Portal Cidadão em cidadao.caixa.gov.br;
  2. Identifique-se com senha Caixa Tem ou Portal Cidadão;
  3. Entre em “Acessar meu NIS”;
  4. Confira o número do seu NIS/PIS.

– O número do PIS pode ser consultado na Carteira de Trabalho física, na 1ª página, ele é o mesmo número do NIS. Também pode ser encontrado nos aplicativos Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Ou seja, nesse caso, mesmo quem não trabalhou com carteira assinada possui um NIS, independentemente de ter ou não um vínculo empregatício, desde que faça parte do CadÚnico. O número do NIT, do NIS, do PIS ou do PASEP é idêntico, mesmo que seja cadastrado por entidades diferentes.

Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

Tem direito ao benefício os trabalhadores com inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021. Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.

11 dígitos

Todo empregado com carteira assinada é automaticamente cadastrado no PIS e recebe um número de 11 dígitos que identifica seu registro. Da mesma maneira que o FGTS, o calendário anual de pagamento do PIS é ordenado pelo mês de nascimento dos trabalhadores.

Como sacar a cota do PIS/Pasep
Os valores podem ser sacados pelo aplicativo FGTS, não sendo necessário comparecer às agências do banco. Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”.

Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.

Maneiras de consultar o PIS:

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)