Como utilizar o limite do cheque especial?

Perguntado por: egalvao6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quando você precisar de um valor maior que o saldo da sua conta, o limite do Cheque Especial disponível faz cobertura do valor que estava faltando e, a partir daí, você passa a pagar juros sobre o valor excedente que você precisou usar.

O limite da conta é um limite de crédito que fica disponível na sua conta corrente para você usar em imprevistos, quando não tiver saldo em conta. O valor disponível é calculado mensalmente e pode variar, de acordo com as suas condições de crédito. Você paga juros e encargos proporcionalmente ao valor que usar.

2.2- O limite de Cheque Especialpoderá ser utilizado reiteradamente até o prazo de vencimento estipulado pelo Bradesco e aceito pelo Cliente no meio eletrônico por ele escolhido para contratação desse limite, sempre que não houver na conta-corrente do Cliente recursos suficientes para arcar com os débitos de qualquer ...

dez dias

Caso o Cheque Especial seja utilizado por mais de dez dias, o total de juros calculado sobre o período será cobrado integralmente da conta, na data base de cobrança dos encargos. A utilização do limite de crédito não poderá ultrapassar o valor contratado no produto ou R$ 20.000,00 (Vinte mil reais), o que for menor.

Como faço para sacar o limite do cheque especial? Você pode sacar esse valor com seu cartão de débito ou então mandar para outra instituição via transferência bancária. É importante reforçar que após fazer essa retirada sua conta fica negativa e os juros começam a contar até a data do pagamento.

Como pagar cheque especial
Para quitar a dívida, basta depositar o valor necessário para cobrir a dívida na própria conta corrente. Se a dívida for grande demais, no entanto, o ideal é negociar o pagamento com o banco. O parcelamento pode ser uma opção na hora da negociação.

A operação pode ser feita nas agências ou nos canais de autoatendimento —aplicativo, internet banking e caixas eletrônicos. Já no Bradesco, o cliente que quiser o serviço deve contratar, gratuitamente, o Crédito Flex Bradesco.

O banco pode impedir o uso do cartão de crédito
O que geralmente ocorre quando a pessoa tem o nome sujo é que ela não consegue mais solicitar um novo cartão de crédito em outras operadoras e também pode ter o cheque especial do seu banco bloqueado.

O banco só pode descontar valores da sua conta com a sua devida autorização prévia por escrito, sendo assim, caso algo aconteça, entre em contato com o gerente ou o Procon.

Se o correntista estourar o limite do cheque especial, ele passa a dever ao banco uma quantia acima do saldo disponível em sua conta corrente. Nesse caso, o banco pode cobrar juros e encargos sobre o valor utilizado, o que pode levar a um endividamento cada vez maior.

Altos juros cobrados: Enquanto o consumidor não depositar os valores utilizados na sua conta corrente e cobrir o saldo devedor do cheque especial, os juros ficarão correndo, aumentando o valor da dívida de forma perigosa.

Não. Na contratação do parcelamento, o limite do cheque especial é reduzido pelo valor da operação contratada ou pelo maior valor necessário para adequação do novo limite nos intervalos previstos para a modalidade contratada (ex.: múltiplos de 100 ou 50).