Como usar absorvente interno?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Empurre o tubo inferior (mais fino) com o dedo indicador totalmente para dentro do tubo superior (mais grosso), até que as extremidades se juntem. A cordinha deverá estar do lado de fora do seu corpo. Você não deve sentir o absorvente interno se ele estiver bem colocado.

Consequentemente, não é preciso tirar o OB para urinar! Mesmo assim, algumas mulheres preferem trocar o absorvente interno após fazer xixi pelo fato de que pode respingar na cordinha do produto. Quem não tiver nenhum tipo de infecção do trato urinário, não há problema algum nisso!

Ainda de acordo com a médica, toda mulher pode usar absorvente interno, inclusive as que ainda não tiveram relações sexuais. O hímen, membrana muito fina e elástica que costuma ser rompida na relação sexual, não se rompe com o uso de absorvente interno.

Sabia que era possível sentir um leve desconforto e talvez alguma dor para colocar o absorvente pela primeira vez. Foram algumas tentativas até eu conseguir, mas para meu alívio, não tive muitos problemas.

8 horas

De quanto em quanto tempo você deve trocar o absorvente interno é você quem decide, avaliando seu fluxo e sua necessidade. Porém, é sempre importante lembrar que o tempo máximo de permanência com o mesmo absorvente interno é de até 8 horas.

Você não deve sentir o absorvente interno se ele estiver bem colocado. Se sentir qualquer desconforto, empurre-o um pouco mais para dentro até que não a incomode. Para retirar o absorvente, mantenha-se relaxada e puxe a cordinha delicadamente no mesmo ângulo em que foi colocado.

Sim. Você não precisa trocar o absorvente interno sempre que fizer xixi, mas talvez seja bom afastar o fio para a lateral para que ele não fique encharcado. Mas isso é só para seu conforto pessoal, já que é improvável que você tenha problemas de saúde ao fazer xixi acidentalmente no fio do absorvente interno.

Ficar com o absorvente interno por muitas horas pode ocasionar em um acúmulo de sangue menstrual… Com isso, cria-se um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

De 2 a 4 horas no máximo, mas isso depende do seu fluxo e da necessidade. Não se deve dormir com o absorvente interno, pois como o sangue é um meio de cultura para bactérias pode causar infecções e odores. Para dormir use o externo. Ginecologista e Obstetra – Atendimentos em Passo Fundo, Sananduva e Paim Filho (RS).

Com a cordinha pra fora, não vai ter crise nenhuma na hora de retirá-lo. O ideal é que você empurre o absorvente até não sentir mais nada na sua ppk. Essa distância varia de mulher para mulher, mas costuma ser uns dois terços do seu dedo.

Um dos motivos para que não se consiga colocar um absorvente interno é que, mulheres virgens podem nascer com uma abertura muito pequena no hímen, o que impede a colocação do absorvente interno. Isso acontece em cerca de 2% das adolescentes, mas pode ser um problema.

Eles fornecem a máxima proteção durante o movimento, por isso que pode usá-lo sem qualquer inconveniente debaixo d'água. No entanto, é importante que escolha o tamanho do absorvente de acordo com a intensidade do fluxo que acompanha o seu período. Eles são superconfortáveis. Tanto que quase esquecerá que o está usando.

2 - Coletor menstrual reutilizável
Esse absorvente tem a forma de um pequeno copo, feito de silicone maleável para uso interno, em que ao ser colocado dentro da vagina retém o fluxo menstrual, evitando vazamento. Por ser do tipo intravaginal, não tendo contato do ar com a menstruação, os odores acabam sendo reduzidos.