Como usar a canela para baixar a glicose?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

É possível aproveitar as propriedades da canela usando-a como substituto do açúcar no café, já que possui sabor levemente adocicado. Como fazer: Colocar 3 paus de canela e 1 litro de água numa panela e deixar ferver por 10 a 15 minutos. A seguir, tapar a panela e esperar amornar, beber o chá várias vezes ao dia.

A sugestão do tratamento para diabetes é consumir 6 g de canela por dia, que equivale a 1 colher de chá.

Os segredos da especiaria
Segundo Lira, a canela tem potencial termogênico — significa que acelera o metabolismo. “Ela também melhora a biodisponibilidade da insulina”, diz. Com isso, mais açúcar é tirado de circulação.

Além disso, pode diminuir o colesterol total e o ruim (LDL), e também reduz os níveis de triglicérides. São muitos benefícios, não é mesmo? E segundo os especialistas, para obter todos os benefícios da canela, basta consumir apenas 1 colher de chá por dia, e você já estará melhorando a sua saúde.

Uma revisão de estudos feita em 2021 concluiu que o consumo frequente de canela foi relacionado a menores taxas de colesterol LDL (o chamado colesterol ruim) no sangue em pacientes com diabetes, síndrome metabólica e esteatose hepática (gordura no fígado).

O Chá de Canela contém propriedades capazes de prevenir e controlar a diabetes, melhorando a eficiência da insulina no organismo, reduzindo os níveis de glicose no sangue, consequentemente ajudando na perda de peso.

6 gramas

Qual a quantidade diária recomendada para consumo da canela? Para obter os benefícios da canela, estudos demonstram que o consumo diário deve ser em torno de 1 a 6 gramas ao dia.

Uma das controvérsias que persistem na comunidade médica e entre pessoas que buscam um sono de qualidade é se chá de canela é bom para dormir ou não. A verdade é que a canela tem propriedades termogênicas e, por isso, sua ingestão não é muito recomendada para quem precisa relaxar.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Os chás de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para baixar a glicose no sangue porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes.

4 xícaras

Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia e, de preferência, junto das refeições. O chá de canela também pode ser feito com a especiaria em pó, no entanto, o pau de canela é a forma preferencial, por conter mais óleos essenciais e propriedades benéficas.

Desse modo, para quem deseja uma ajuda na perda de peso, é uma boa combinação para se tomar de manhã . A combinação ajuda, ainda, na melhora do trânsito intestinal. Esse fato, associado ao efeito de saciedade, faz com que o café com canela venha se tornando um queridinho nas dietas.

O uso de canela é contraindicada na gravidez e amamentação.