Como um brasileiro pode entrar em Harvard?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 12 votos

Em primeiro lugar, os candidatos devem realizar os testes padronizados (como o ACT ou o SAT) e exames de proficiência em inglês (como o TOEFL ou IELTS) e enviar seus resultados à instituição. Além disso, é necessário enviar o currículo acadêmico, cartas de recomendação e essays (que são as redações) para análise.

O Prep Program, iniciativa gratuita que garantiu mais de 440 aprovações de brasileiros em universidades como Harvard, MIT, Stanford, Princeton e Yale, está com inscrições abertas.

100 pontos

E o exigido para entrar na Universidade é alcançar, no mínimo, 100 pontos. Ou seja, praticar o idioma de diferentes formas enquanto se prepara para Harvard é fundamental para conseguir uma bolsa de estudos no exterior.

Para se inscrever para as bolsas, é necessário ter mais de 18 anos, ter fluência em português, inglês ou espanhol e ser residente em um dos países: Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido ou Uruguay.

Testes de admissão padronizados
Assim como na grande maioria das universidades mais concorridas, a Harvard exige uma nota em um exame padronizado – assim como o nosso ENEM –, que pode ser o SAT ou o ACT (com ou sem a seção de redação).

Por isso, muitos consideram que é difícil entrar em Harvard, que possui uma taxa de aceitação que gira em torno de apenas 5%, ano após ano.

Neste ano, dos 37.305 aplicantes para a graduação, somente 1.990 foram aprovados (5,3% do total).

O curso mais procurado na plataforma online de cursos de Harvard é da prestigiada escola de design da universidade estadunidense.

Para além da Sofia, outros nomes famosos foram alunos do preparatório, como é o caso da deputada federal Tabata Amaral e dos jovens bilionários Pedro Franceschi e Henrique Dubugras, criadores da fintech Brex.

55.587 USD (2021 – 22)

Assim como outras instituições estadunidenses, Harvard procura bastante por diversidade entre seus alunos. Por isso, eles avaliam o aluno de maneira holística, analisando não só seu desempenho acadêmico (que, sim, é muito importante) mas também a sua trajetória pessoal.

Como é o processo para entrar em Oxford
Além disso, alunos brasileiros também precisam fornecer documentos como diploma do ensino médio (e da graduação, no caso da pós), nota do ENEM (para graduação), histórico acadêmico e um documento de identidade.

Antes de mais nada, é importante informar que para ingressar nos cursos de Harvard, é necessário comprovar suas habilidades no idioma com um exame de proficiência em inglês exigido para todos os cursos.

Sim, é possível se candidatar a Harvard mais de uma vez – e o mesmo vale para outras instituições que compõem a Ivy League, associação de universidades americanas.

Harvard University

1. Harvard University – Melhor faculdade de direito. A Escola de Direito da Harvard é de longe a mais famosa e renomada do mundo, e também uma das maiores, oferecendo todo tipo de especialização, recurso e atividade extracurricular.

Arthur Abrantes

O mineiro Arthur Abrantes, de 26 anos, entrou para a história recentemente ao se tornar o primeiro brasileiro negro a se formar na faculdade de Harvard, considerada uma das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos e do mundo.