Qual é a influência da música na sociedade?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

O estudo concluiu que a música de fato exerce grande influência sobre o comportamento do indivíduo, visto que é um dos caminhos mais rápidos e eficazes para se promover o equilíbrio entre o estado fisiológico e emocional do ser humano, e que lhe traz bem estar físico e psíquico.

De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.

a música permite expressão emocional, fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, ela também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.

Música provoca boas sensações, controla o emocional e melhora a atenção. A música estimula a produção de substâncias relacionadas ao prazer, além de regular nossos sentimentos e ajudar na concentração. Descubra como ela desenvolve os sentidos e provoca bem-estar. Os atributos da música dispensam questionamentos.

A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais.

Está cientificamente comprovado que a música tem um efeito poderoso no cérebro. Pesquisas mostram que a música pode ajudar em muitos aspectos, incluindo alívio da dor, alívio do estresse, memória etc. A música também pode afetar nossas emoções, nossa resposta às situações, consumismo e também nossa identidade.

Vivenciar a música ajuda no convívio social, desde saber se expressar a criar vínculos. As habilidades aprendidas com sons são: expansão do vocabulário, formação cultural, habilidades de comunicação e memorização. Conheça os benefícios da música na formação educacional, social e emocional dos indivíduos.

A música é uma das formas de expressão da cultura popular que exerce uma importante função na construção de identidades na sociedade moderna. Ela conseguiu quebrar a barreira das diferenças culturais, possibilitando novas práticas sociais.

No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região.