Qual foi o primeiro instrumento musical do mundo?

Perguntado por: ypereira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

flauta

Os historiadores não sabem ao certo quando a música surgiu na humanidade, mas consideram que o primeiro instrumento musical inventado foi a flauta - a mais antiga delas, encontrada por arqueólogos na Alemanha, provavelmente foi produzida há quase 82 mil anos.

flauta

Desde quando o Homem se interessa por música? Talvez, essa pergunta consiga ser respondida pelo instrumento musical mais antigo do mundo: a flauta.

Há aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha.

De acordo com os pesquisadores, ela foi criada pelos neandertais e foi feita com o osso da coxa esquerda de um jovem urso. O instrumento possui quatro orifícios perfurados que são usados para soprar os sons.

Confira abaixo os quatro instrumentos mais antigos.

  • Orquestra milenar. A música ajudou o Homo sapiens a desenvolver sua cultura.
  • FLAUTA. Idade – Entre 43 mil e 82 mil anos. ...
  • Apito. Idade – Entre 20 mil e 30 mil anos. ...
  • Harpa. Idade – Entre 3.000 e 3.500 anos. ...
  • Tambor. Idade – Entre 4.350 e 7.500 anos. ...
  • Veja também:

Cavaquinho
A origem de tal instrumento é portuguesa e chegou ao território nacional pelas mãos de colonizadores. Hoje, é essencial para a cultura do nosso país. Afinal, está sempre nas rodas de samba.

Instrumentos mais difíceis para se aprender a tocar

  1. Violino. Uma série de fatores faz o violino ser um dos instrumentos mais complexos, exigindo muita dedicação e foco. ...
  2. Harpa. Esse instrumento tem um grande número de cordas, o que por si só já dificulta o aprendizado. ...
  3. Oboé ...
  4. Piano. ...
  5. Acordeão. ...
  6. Bateria.

O homem faz música há pelo menos 35 mil anos O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

Johann Sebastian Bach, o Pai da música.

A música “monofônica” (que possui uma única linha melódica), sacra ou profana, é a mais antiga que conhecemos, é denominada de “Cantochão”, porém a música utilizada nas cerimônias católicas era o “canto gregoriano”.

Em 1832, Louis Panormo construiu um instrumento muito próximo ao que conhecemos hoje como violão clássico, embora menor e com cintura mais acentuada. Em 1859, o luthier espanhol Antonio de Torres Jurado criou o instrumento que atualmente define sua história, tendo se tornado o violão clássico.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos. Eram utilizados para comunicação a distância e em rituais religiosos. A partir daí, surgiram os instrumentos de cordas. A harpa, por exemplo, teria sido originada dos arcos de caça quando faziam barulho ao roçarem nas cordas.

A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.

O primeiro instrumento musical do mundo ainda é objeto de discussão entre historiadores, músicos e arqueólogos. Talvez seja uma flauta ou algum tipo de tambor - a discussão é polêmica. Quanto ao último instrumento musical criado, não existem dúvidas: é o futurista violino de 2 cordas piezoelétrico, do estúdio Monad.