Qual é o ditado popular do folclore brasileiro?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 14 votos

1 – Lagoa que tem piranha, macaco toma água de canudinho. 2 – Cobra que não anda, não engole sapo. 3 – Jacaré que não circula, vira bolsa de madame. 4 – Quem cabras tem, cabritos vende.

O único que fala essa expressão corretamente é o Saci Pererê, que tem uma única perna, e diz: Perna, pra que te quero. É lógico que essa expressão, tão popularmente incrustada no falar do brasileiro, não pode ser modificada: cristalizou-se “pernas, pra que te quero” e é assim que vai ficar.

30 ditados populares famosos
Confira: 1) A pressa é a inimiga da perfeição – mostra que é necessário ter paciência e fazer as coisas devagar para alcançar os objetivos.

Os trava-línguas são frases difíceis de pronunciar, formadas por muitas sílabas parecidas. Fazem parte do folclore brasileiro, sendo manifestações da cultura oral popular, transmitida de geração em geração. Os trava-línguas são usados em brincadeiras infantis e em jogos de clareza e rapidez de articulação das palavras.

- Pinga a pipa Dentro do prato Pia o pinto e mia o gato. - Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa papão. - No vaso tinha uma aranha e uma rã. A rã arranha a aranha.

2. Frases de caminhão do folclore. Elas são muito comuns entre os caminhoneiros e muitas se tornaram ditados populares. Por exemplo, ''Quem tem pressa come cru, caminhão velho não sobe ladeira e macaco velho não mete a mão em cumbuca.

A expressão quer dizer que as pessoas devem reconhecer o seu lugar, sem se intrometer em assuntos alheios, dos quais não lhe compete. É o mesmo que dizer: "cuide de sua vida que eu cuido da minha".

O ditado popular sinaliza que, em geral, todas as pessoas são um pouco sensatas e um pouco mais impulsivas. Exemplo: “O povo brasileiro deu para entender de tudo na pandemia. De médico e louco, todo mundo tem um pouco.”

Significado de Dito popular
substantivo masculino Frases curtas, de autor desconhecido, que exprimem, muitas vezes de modo metafórico e ritmado, um pensamento, ensinamento, advertência ou conselho: finalizou o discurso citando o dito popular que ouvia de seu pai: “o que não te mata te fortalece”.

Confira abaixo algumas ideias que podem ser realizadas nessa data:

  • Contar lendas;
  • Cantar músicas folclóricas;
  • Apresentar danças folclóricas;
  • Desenhar e pintar personagens do folclore;
  • Produzir painéis e murais alusivos à comemoração;
  • Apresentar peças teatrais alusivas ao folclore;
  • Recitar provérbios e ditados populares.

Ditados populares antigos, como “Deus ajuda a quem cedo madruga”, são altamente propagados na sociedade e reforçam esta visão.