Qual é a importância de comemorar o Dia do folclore?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 10 votos

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. O dia 22 de agosto se refere à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo.

Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. Para não perder a tradição é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

O folclore é algo de grande importância para um país porque, por meio dele, mantém-se a identidade cultural, passada e vivenciada de geração a geração. O folclore pode ser transmitido de várias formas: oral, escrita ou encenada, ou seja, contando ou escrevendo histórias, dançando, cantando ou representando.

FOLCLORE: ARTE NO BARRO
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares, é formado pelos costumes que são passados de geração em geração: como lendas, mitos, artesanato, provérbios e danças. O folclore simboliza a cultura popular e caracteriza a identidade de um povo, de uma nação.

A importância do Folclore para as novas gerações
Por isso, é muito importante que tanto em casa quanto na escola, elas tenham contato com os conhecimentos populares. O folclore faz parte da identidade cultura do nosso país. Ele carrega saberes de cada região e de diferentes povos.

Visitar museus brasileiros que dedicam parte de seu acervo ao folclore dos diversos povos é uma ótima opção para celebrar este dia. Conheça alguns destes espaços dedicados a guardar e proteger histórias que encorpam e engrandecem a cultura brasileira.

Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.

Podemos definir folclore como um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração e integram a cultura popular. As manifestações folclóricas ajudam a ler a história e caracterizam a cultura de um povo.

O folclore brasileiro é o que nós conhecemos como as manifestações da nossa cultura popular, como os ritmos musicais, as danças, as lendas, entre outras. O Carnaval é uma das festas que fazem parte das manifestações da cultura popular brasileira e que integram o nosso folclore.

As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc.

As lendas e os personagens do folclore brasileiro são elementos que fazem parte da nossa cultura há séculos. Alguns exemplos são o saci-pererê, o curupira, o boitatá e a iara.

O folclore surge dos costumes herdados pelos povos e assumem diferentes características de acordo com as regiões. No Brasil, por exemplo, o nosso folclore reflete os costumes trazidos pelos imigrantes, especialmente portugueses e espanhóis.

A seguir, veja algumas dicas sobre como trabalhar o folclore durante o distanciamento social.

  • Contar histórias. ...
  • Confeccionar brinquedos. ...
  • Organizar campeonatos de adivinhas. ...
  • Cantigas folclóricas. ...
  • Recital de poemas. ...
  • Diversidade regional. ...
  • Danças folclóricas.

22 de agosto

Dia do Folclore é celebrado no Brasil em 22 de agosto, e sua criação aconteceu na década de 1960, para celebrar as personagens do nosso folclore e incentivar estudos na área. O folclore brasileiro é comemorado em 22 de agosto, e nele é costume relembrar seus personagens, como o Curupira.

Saci-pererê, bumba-meu-boi, carnaval, quadrilha, mitos, lendas, superstições e trava-línguas, como pia o pinto a pipa pinga. Tudo isso faz parte do folclore brasileiro, formado pela mistura de índios, europeus e negros. O termo Folk-Lore foi utilizado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846.