Quem foi o primeiro ator na história do teatro?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Tespis

Tespis foi o primeiro ator da história do teatro que se tem registro. No século V a.C., o ator deu vida ao primeiro monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, em Atenas. A primeira expressão utilizada para denominar a arte de atuar foi o termo “Hipocritès”, do grego, que significa fingidor.

O primeiro ator da história chamava-se Téspis de Ática, que criou o monólogo ao apresentar-se em plena Dionisíaca, na Grécia Antiga, no século V a.C. em Atenas.

O primeiro ator da história foi um homem grego chamado Téspis, que, em 534 AC, utilizou uma máscara em uma dessas procissões e interpretou Dionísio. Essa atitude chocou muitos espectadores, pois, até então, ninguém havia tido a coragem de encenar um símbolo divino.

Como surgiu a carreira de ator? Esta é uma das profissões mais antigas do mundo, sendo o grego Téspis de Ática o primeiro ator conhecido da História. Usando uma máscara e túnica, Téspis interpretou o deus Dionísio, dando origem ao que viria a se chamar, na Grécia Antiga, de tragédia grega.

Como surgiram os atores
Foi na Grécia, por volta dos séculos VII a.C., durante a celebração dos festivais dedicados ao deus Dionísio, que o teatro deixou de ser uma cerimônia religiosa e passou a representar peças teatrais.

Considerado o "pai do teatro brasileiro", João Caetano foi o primeiro ator brasileiro a interpretar papéis shakespearianos.

Teatro de Dionísio

O primeiro teatro da história remonta à Grécia Antiga, com o Teatro de Dionísio em Atenas, onde as raízes do teatro moderno foram plantadas.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

Grécia Antiga

O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.

A palavra "teatro" tem origem na palavra grega "theatron", que quer dizer, conforme as interpretações, "lugar para olhar" ou "o lugar de onde se vê".

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.