Como tratar pneumonia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 18 votos

O tratamento baseia-se em antibióticos, quase sempre por via oral, e outras medidas de apoio conforme necessário (medicamentos para a febre, tosse, entre outros). Nas pneumonias virais, podem estar indicados medicamentos antivirais.

O tratamento depende do micro-organismo causador da doença. Nas pneumonias bacterianas, devem-se usar antibióticos. Atualmente, amoxicilina, azitromicina e claritromicina são os medicamentos mais recomendados no tratamento das pneumonias comunitárias que comprometem pessoas previamente saudáveis.

não fume e não beba exageradamente; – observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas; – não se exponha a mudanças bruscas de temperatura; – procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.

Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana? O período de duração da pneumonia bacteriana pode variar, pois seus sintomas somente se manifestam após três dias de contrair a infecção. No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo.

A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.

Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.

Quais são os tipos de pneumonia?

  • Pneumonia Bacteriana.
  • Pneumonia Viral.
  • Pneumonia Fúngica.
  • Pneumonia Química.
  • Pneumonia Comunitária.
  • Pneumonia Hospitalar.

Como detectar
Se começou com sintomas de resfriado e na evolução passou a apresentar febre, também. Isso é sinal de que pode estar acontecendo uma complicação com pneumonia”, explica a Dra. Maria Helena. O diagnóstico é essencialmente clínico, pelo padrão respiratório e asculta pulmonar.

A evolução da doença precisa ser acompanhada de perto por um profissional, alerta o especialista. Durante o tratamento da pneumonia, o repouso, a boa alimentação e a hidratação são fundamentais.

Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.

No caso de pacientes idosos, crianças pequenas ou quando a doença apresenta sinais graves de comprometimento nos pulmões, rins, pressão arterial alterada e dificuldade respiratória, a internação hospitalar pode ser necessária.