Como trabalhar cartografia nas escolas?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Trabalhe cartografia com exercícios de lateralidade realizados em vídeos ou aulas síncronas. Sobre mapas, é possível gravar vídeos explicando seus elementos constituintes, como título, legenda, rosa dos ventos, escala e fonte. Ou, ainda, comparando o tamanho de estados e regiões”, recomenda.

Uma ampla diversidade de atividades são propostas para o estudo de cartografia nas escolas (Figura 1), na qual a atividade mais utilizada com os alunos é o trabalho com mapas que atinge uma porcentagem de 38%. Outras atividades também são realizadas, como maquetes (16%) e vários jogos (16%).

A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.

A Cartografia é um tema de fundamental importância no que se refere ao processo de aprendizagem escolar, haja vista que uma correta alfabetização cartográfica permite que o estudante angarie mais e melhor os conhecimentos geográficos e históricos através de sua capacidade de ler e interpretar cartas, mapas e demais ...

A cartografia utiliza hoje mapas, croquis, imagens de satélites, coordenadas geográficas, entre inúmeras outras informações que combinam a produção clássica de cartogramas até as mais avançadas técnicas de geoprocessamento.

A Cartografia assume o papel de meio de comunicação, utilizando uma linguagem própria, que auxilia as ciências humanas, e em especial a Geografia, no estudo das relações sociais que ocorrem no espaço. Para tanto, a BNCC (2018) propõe a alfabetização cartográfica ao longo do Ensino Fundamental.

As aulas de geografia podem se beneficiar com o uso de novas tecnologias. Jogos eletrônicos, pesquisa em sites de instituições, mapas virtuais, aplicativos diversificados e QR Code são algumas das ferramentas que podem ajudar a aproximar os estudantes de conceitos presentes no conteúdo da disciplina.

As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.

O que é Cartografia? A Cartografia é a área do conhecimento que consiste em produzir, analisar e interpretar as mais variadas maneiras de se representar a superfície da Terra. Um exemplo disso são os mapas, as plantas, entre outras composições.

A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.

Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a construção da cidadania.

Utilização da cartografia atualmente
Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.