Como tirar agua do celular?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Primeiro, seque bem o aparelho com uma toalha macia e depois dê leves batidinhas - sem força - no smartphone, em uma superfície que não seja rígida. Pode até mesmo ser na mão, para evitar que a tela ou outras peças sejam danificadas. Retire o máximo de excesso que for possível.

Retire o celular da água e seque-o completamente. Um pano seco e macio pode ajudar nessa tarefa. O vento e agitar o aparelho com o alto-falante para baixo também podem auxiliar, porém tenha cuidado para que o celular não escape das mãos e cause um prejuízo maior.

Seque a parte interna com um ventilador
Para secar a parte interna do seu celular que não abre na tampa traseira, posicione-o na frente de um ventilador e em um lugar arejado. Nunca deixe o smartphone secando embaixo do sol. Você pode colocá-lo em ambiente externo com sombra na frente de um ventilador.

Colocar no sol
Por isso, não deixe o seu smartphone por horas e horas no sol quente. Uma opção, é colocar em cima de um guardanapo, para absorver gotículas, e depois no sol por tempo suficiente para tentar fazer a água evaporar.

Depois que o dispositivo estiver desligado, você pode usar o seguinte atalho para ejetar água dos alto-falantes do iPhone de maneira rápida e fácil:

  1. Pressione e segure os botões Diminuir volume e Início simultaneamente por 10 segundos.
  2. Solte os botões e espere que a água seja ejetada pelos alto-falantes.

Você não pode colocar o aparelho na tomada segurando-o em suas mãos, pois corre o risco de tomar um choque, caso ainda haja umidade. Assim, você pode carregar o celular depois que caiu na água, tomando os devidos cuidados para não queimar o aparelho e para evitar choques.

O ideal é cobrir todo o celular com os grãos secos, vale até colocá-lo dentro de um pote de arroz. A lógica aqui é que ele irá absorver a umidade do aparelho. Depois disso é só levar para um lugar seco e deixar lá por 24 horas. No dia seguinte, retire o smartphone do meio dos grãos e tente ligá-lo.

Não é indicado utilizar o secador de cabelo para recuperar o celular que caiu na água. Até porque, o ar muito quente pode superaquecer os componentes do smartphone. E, mesmo se utilizar o ar frio do secador, você corre o risco de empurrar as gotas para as peças internas do celular.

Utilize um aspirador de pó ou um ventilador
Ao contrário do que muitos pensam, usar o secador de cabelo é uma péssima ideia para quem quer secar um celular. Ele aumenta a umidade nos componentes e ainda pode danificar algumas peças por causa do calor. O recomendado é usar um aspirador de pó ou ventilador.

Deixe o recipiente em um local seco, seguro e, de preferência, que receba luz indireta do sol; Agora é segurar a ansiedade e deixar o aparelho em repouso no arroz durante, pelo menos, 24 horas; Depois desse prazo, retire o smartphone do arroz, coloque o chip e a bateria de volta e tente religá-lo.

Muita gente aqui já fez isso e não dá nem para tirar sarro. Na hora do desespero, qualquer coisa vale para tentar salvar o celular. Mas este é só mais um mito! Sim, o arroz possui propriedade absorvente, mas não o suficiente para secar e salvar um smartphone encharcado.

A secagem ao ar livre é recomendada para dispositivos que estão encharcados, mas atenção: evite deixar o aparelho no sol – isso pode gerar superaquecimento de um ou mais componentes. A umidade pode continuar no dispositivo mesmo após a secagem. Logo, é melhor não voltar a ligá-lo até levá-lo a uma assistência técnica.

Portanto, você deve colocar o aparelho molhado desligado em um recipiente seco. Retirar a bateria e outros componentes retiráveis. Colocar dois sachês de sílica gel e fechar o recipiente. Espere o prazo de umas seis a oito horas para retirá-lo e ligá-lo novamente.