Como ter acesso ao certificado de conclusão do ensino médio Bahia?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Como emitir o certificado de conclusão do ensino médio pela internet?

  1. Acesse o site de consulta do estado;
  2. Preencha os dados solicitados (RG ou número de registro da publicação);
  3. Clique em “Pesquisar” e aguarde a próxima tela com a informação do documento;
  4. Clique em “Imprimir” e salve como PDF ou faça a impressão.

Acessar o serviço de pesquisa da Secretaria do Estado de São Paulo; Preencher as informações solicitadas, como o número do RG; Clicar no botão do comando pesquisar e aguardar até que a informação sobre o documento apareça na tela; Salvar em PDF o documento ou imprimi-lo.

A oportunidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é oferecida a quem não teve a oportunidade de concluir o curso na forma tradicional.

Basta acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e seguir as orientações do próprio sistema.

O histórico escolar é fornecido quando os alunos concluem os estudos. Os ex-alunos que precisam solicitar a segunda via do documento sobre a vida escolar e que comprova a conclusão da Educação Básica, devem se dirigir à secretaria da unidade escolar onde concluíram o curso para retirar o documento.

Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Caso queira realizar a emissão do comprovante escolar presencialmente, a solicitação deve ser feita na secretaria da escola ou da instituição de ensino. Já na emissão de comprovante de escolaridade no ensino público o funcionário pode solicitar seus dados e histórico através do site da secretaria de seu estado.

Como saber se meu certificado de conclusão do Ensino Médio é válido? A melhor maneira consiste em entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado onde você realizou o Ensino Médio e verificar se a instituição de ensino possuía autorização para funcionamento.

Passo 1 - Acesse a plataforma SED por meio do link: https://sed.educacao.sp.gov.br com seu login e senha. Passo 2 – Clique no modulo Vida Escolar, Documentos Escolares e depois em Histórico Escolar.

Consultar diploma no diário oficial
quem não tem o diploma: precisará entrar em contato com a Secretaria da Educação do Estado e fazer a solicitação, quando souber a data da publicação de sua conclusão no Diário Oficial, poderá se dirigir ao jornal do seu Estado e fazer a solicitação da cópia autenticada da declaração.

O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é acessível pela internet em www.fnde.gov.br. Os dados balizarão políticas públicas e ajudarão estados e municípios a melhorar a gestão escolar.

Como solicitar
Não é possível fazer a emissão do documento pelo portal, porque ele deverá ser assinado pelo diretor e pelo secretário escolar. Os responsáveis pelo aluno devem ir ao estabelecimento de ensino para retirar o documento.

O responsável ou o próprio aluno solicita a 2ª via de Histórico Escolar para a secretaria escolar de forma presencial.

Veja abaixo como solicitar e retirar esses documentos. O histórico escolar é fornecido quando os alunos concluem os estudos. Para retirada, basta se dirigir à secretaria da unidade escolar onde estudou, solicitar e retirar o documento. Para segunda via, o processo é o mesmo.

Para consultar sua inscrição, imprimir o protocolo e o comprovante você deverá : Acessar a portal net através do link: http://portalnet.educacao.sp.gov.br. Clicar em: obter nova senha; Ao clicar em obter nova senha você será encaminhado para a plataforma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br).

Os estudantes que querem verificar se estão registrados no sistema devem acessar o site idestudantil.mec.gov.br.