Quando está em fila de restituição O que significa?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

O status “em fila de restituição” é o mais desejado pelos contribuintes, pois significa que o documento foi processado e o titular tem direito a receber a restituição. Para receber a quantia, o contribuinte não pode ter nenhum débito pendente junto à Receita Federal.

A Receita Federal alerta que todas as declarações passam pela avaliação para caírem ou não na malha fina e, mesmo as classificadas como “processada - em fila de restituição” ainda podem retornar à malha num prazo de até cinco anos, inclusive depois de a restituição ser creditada.

O que pode ser feito se a restituição não caiu na conta
Caso não encontre nenhum problema com as informações bancárias ou com o seu banco, entre em contato com a Receita Federal para relatar o ocorrido. Eles poderão fornecer informações mais precisas sobre o status da restituição e ajudar a identificar o problema.

Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

Outra opção é entrar na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares e tablets, acessível para iOS e Android.

Para consultar informações mais detalhadas
Acesse o sistema Meu Imposto de Renda (no Portal e-CAC) e, em seguida, clique na opção Solicitar restituição não resgatada na rede bancária, que aparece na seção Restituição e Compensação. Informe a conta bancária que será usada para receber os valores.

Utilize o sistema Consultar restituição IRPF para consultar a situação da sua restituição. Para ter informações mais detalhadas sobre o processamento da sua declaração, utilize o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para celulares e tablets.

O órgão, porém, tem até o final do horário comercial, ou seja, 18h, para enviar o dinheiro aos cidadãos. No caso do contribuinte não receber o valor até o final do dia indicado, ele pode resgatar o dinheiro em até um ano no Banco do Brasil.

Verdade: Se a declaração retida na malha fina estiver correta e todos os requisitos forem cumpridos, o contribuinte terá direito à restituição, caso tenha valores a receber. No entanto, é necessário aguardar o processo de análise e liberação da Receita Federal para receber a restituição.

Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”. Aqui é possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção.

Para consultar sua restituição, o contribuinte pode acessar a página da Receita a partir das 10 horas desta segunda-feira (24). É preciso informar número de CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote — no caso, 2023.

São eles: contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Quem recebe a restituição do IR no 5º lote? 1.261.100 milhão de pessoas vão receber a restituição do Imposto de Renda no quinto lote, mas os contribuintes com prioridade legal seguem recebendo a restituição antes dos demais.

1º lote: 31 de maio. 2º lote: 30 de junho. 3º lote: 31 de julho. 4º lote: 31 de agosto.