Como tirar comprovante de matrícula?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Caso queira realizar a emissão do comprovante escolar presencialmente, a solicitação deve ser feita na secretaria da escola ou da instituição de ensino. Já na emissão de comprovante de escolaridade no ensino público o funcionário pode solicitar seus dados e histórico através do site da secretaria de seu estado.

Através do portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento é possível realizar a Consulta de registro do aluno (RA), Intenção de transferência escolar, Boletim escolar, Declaração de matrícula, Consulta de concluinte, Consulta de matrícula, entre outros.

O comprovante pode ser:

  • Histórico Escolar.
  • Diploma ou Certificado de conclusão de curso.
  • Declaração Escolar.

Certificação que o aluno está devidamente matriculado no período letivo corrente.

Os comprovantes de escolaridade podem ser obtidos junto às instituições de ensino onde os estudos foram realizados. O processo varia, mas normalmente envolve solicitar uma cópia junto à secretaria da escola ou universidade.

O comprovante de matrícula pode ser impresso na Ficha do Aluno.

Como solicitar
Não é possível fazer a emissão do documento pelo portal, porque ele deverá ser assinado pelo diretor e pelo secretário escolar. Os responsáveis pelo aluno devem ir ao estabelecimento de ensino para retirar o documento.

A validade do Documento do Estudante é até o dia 31 de março do ano seguinte da emissão, de acordo com o 6º parágrafo do artigo 1º da Lei nº 12.933/2013. Se você solicitar hoje receberá o Documento do Estudante 2023 com validade até 31/março/2024.

O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é acessível pela internet em www.fnde.gov.br.

O Histórico Escolar está disponível na Plataforma SED. Passo 1 - Acesse a plataforma SED por meio do link: https://sed.educacao.sp.gov.br com seu login e senha. Passo 2 – Clique no modulo Vida Escolar, Documentos Escolares e depois em Histórico Escolar.

Onde consultar o número do RA - Registro do aluno? Acesse a plataforma SED - Secretaria Escolar Digital, no site https://sed.educacao.sp.gov.br, e clique em Consulta de RA. Preencha as informações solicitadas e clique em Consultar RA. Para outras informações, por favor, entre em contato com a unidade escolar.

Os ex-alunos que precisam solicitar a segunda via do documento sobre a vida escolar e que comprova a conclusão da Educação Básica, devem se dirigir à secretaria da unidade escolar onde concluíram o curso para retirar o documento.

Acesse o site de consulta do estado; Preencha os dados solicitados (RG ou número de registro da publicação); Clique em “Pesquisar” e aguarde a próxima tela com a informação do documento; Clique em “Imprimir” e salve como PDF ou faça a impressão.