Como conseguir histórico escolar se a escola fechou MG?

Perguntado por: alima . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 12 votos

O ex-aluno (se for maior de 18 anos) ou seu responsável legal deve procurar a última escola municipal em que estudou para solicitar ali seu histórico.

As pessoas que estudaram em escolas particulares, hoje extintas, nas cidades do interior de Minas Gerais que desejarem obter segunda via de diplomas e outros documentos, deverão procurar a Superintendência Regional de Ensino - SRE, cujo município pertenceu sua escola.

O Histórico Escolar está disponível na Plataforma SED. Passo 1 - Acesse a plataforma SED por meio do link: https://sed.educacao.sp.gov.br com seu login e senha. Passo 2 – Clique no modulo Vida Escolar, Documentos Escolares e depois em Histórico Escolar.

Não é possível fazer a emissão do documento pelo portal, porque ele deverá ser assinado pelo diretor e pelo secretário escolar. Os responsáveis pelo aluno devem ir ao estabelecimento de ensino para retirar o documento.

Para fazer a solicitação do histórico escolar e da declaração de matrícula, por exemplo, o interessado deve encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico da escola. Para alunos com 18 anos ou mais o pedido pode ser feito diretamente por ele. Já para os menores de idade, os pais e/ou responsável é que devem requerer.

Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Para solicitar certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência do Encceja com aproveitamento integral de notas do Encceja a partir de 2017, o cidadão deverá acessar a página https://suap.ifmg.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/ e preencher o formulário de solicitação com as ...

Declaração de conclusão pela instituição
Essa declaração é utilizada e emitida de forma rápida e prática pela instituição de ensino, que por hora pode substituir o histórico escolar.

O comprovante de escolaridade é um documento que comprova o nível de escolaridade do cidadão. Esta comprovação pode ser atestada por documentos como diploma ou declaração de conclusão emitida pela instituição de ensino, com certificação digital ou assinatura e carimbo do responsável legal.

Para consultar sua inscrição, imprimir o protocolo e o comprovante você deverá : Acessar a portal net através do link: http://portalnet.educacao.sp.gov.br. Clicar em: obter nova senha; Ao clicar em obter nova senha você será encaminhado para a plataforma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br).

O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é acessível pela internet em www.fnde.gov.br. Os dados balizarão políticas públicas e ajudarão estados e municípios a melhorar a gestão escolar.

Prazo. Cinco dias úteis, desde que a documentação do aluno na escola esteja completa e a matrícula, ativa. Vinte dias para alunos com matrículas inativas. Quando o histórico escolar estiver pronto, você será avisado por mensagem de texto no celular (SMS).

A solicitação do histórico escolar pode ser feita pelos pais dos alunos ou pelos próprios alunos. Para isso, devem procurar a escola onde concluíram o ensino e fazer um requerimento solicitando a confecção o documento.

Quem pode emitir
Aluno ou seu responsável legal. Aluno de escolas privadas que usam o Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), da Secretaria de Estado da Educação.

Através do portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento é possível realizar a Consulta de registro do aluno (RA), Intenção de transferência escolar, Boletim escolar, Declaração de matrícula, Consulta de concluinte, Consulta de matrícula, entre outros.