Como ver se o CPF está bloqueado?
Para saber se o seu CPF está regular, você deve acessar a situação no site da Receita Federal. Agora, caso você queira saber se existe alguma pendência referente à inadimplência,é preciso consultar a situação nos birôs de crédito.
Como saber se tenho alguma pendência com a Receita Federal
Por meio do Portal e-CAC é possível verificar quaisquer débitos e pendências com apenas alguns cliques. Basta acessar o site da Receita Federal, inserindo o CPF ou CNPJ e usando o código de acesso para verificar a situação fiscal.
Como fazer para desbloquear o CPF na Receita Federal
Saiba como regularizar o CPF
- Acesse o site de Regularização de CPF.
- Preencha os dados pessoais e endereço conforme solicitado.
- Envie o formulário para a Receita.
- Por último, anote o protocolo de atendimento e aguarde o prazo.
O que acontece quando o CPF está suspenso
Consequências de ter o CPF suspenso
Coisas que são consideradas normais e, em alguns casos, essenciais, não podem ser realizadas, como financiamento e iniciar em um novo emprego. Receber prêmio de loteria, tirar passaporte, comprar ou vender imóveis também são consequências dessa condição.
O que pode deixar o CPF irregular
O que significa CPF irregular
Ter um CPF irregular significa que você tem pendências no seu cadastro na Receita Federal, que é o órgão que faz a emissão e a administração desse documento. Quando seu CPF está nessa situação, quer dizer que ele pode estar suspenso, cancelado ou nulo.
Como saber todas as dívidas do meu CPF
Com o aplicativo SPC Consumidor, você consulta gratuitamente seu CPF e descobre se tem pendências no SPC Brasil.
Como saber se seu nome está na dívida ativa
- Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Consultar Dívida Ativa".
- Selecione uma das abas referentes à natureza da dívida que tem interesse em consultar: "Dívida Não Previdenciária", "Dívida Previdenciária" ou "Dívida FGTS".
Pode bloquear CPF por dívida
Então, o CPF pode ser bloqueado por dívida? A princípio, não. Apenas se isso acontecer por decisão judicial. Em alguns casos, a Justiça pode determinar a suspensão do CPF, como em processos de execução fiscal envolvendo dívidas com a União (governo federal).
Quanto custa para desbloquear CPF na Receita Federal
Também é possível regularizar o CPF suspenso comparecendo a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Nesses locais, o custo da operação é de R$7,00.
Quanto custa para desbloquear o CPF na Receita Federal
Não, o desbloqueio do CPF é um procedimento gratuito. A Receita Federal não cobra qualquer taxa para regularizar a situação do documento.