Como se usa dashboard?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um dashboard serve para o monitoramento de dados em tempo real. Seja para otimizar processos, seja para acompanhar a performance e crescimento da empresa. E essas informações devem ser representadas com fácil compreensão visual. Então, o mais comum é o uso de gráficos e tabelas para mostrar os indicadores e métricas.

Para criar um dashboard métrico, você precisa de recursos, dados, conhecimento de negócios e experimentação. Os dashboards métricos se dividem em três tipos principais: dashboards orientados a dados, dashboards orientados a processos e dashboards orientados às pessoas.

Também conhecido como painel de controle, o dashboard é uma ferramenta de gestão visual que apresenta, de forma clara e objetiva, tudo o que você precisa para monitorar a evolução dos resultados do seu negócio e garantir o atingimento das suas metas.

O primeiro passo é realizar um planejamento de como será o dashboard. Essa tarefa é importante para garantir mais agilidade no desenvolvimento do painel, pois saberemos quais dados serão exibidos, como eles serão dispostos na tela e quais cálculos serão necessários para mostrar o resultado desejado.

Um dashboard é uma representação visual das principais métricas que lhe permitem ver e analisar rapidamente os seus dados num único local.

Um Dashboard nada mais é do que um “painel de indicadores”, como por exemplo o painel de indicadores de um automóvel. A figura seguinte permite visualizar as principais informações que devem constar da especificação de um objetivo estratégico.

KPIs e dashboards são relacionados, mas têm finalidades distintas. Enquanto o KPI é uma métrica usada para avaliar o desempenho de empresas, departamentos, projetos ou processos em relação aos objetivos, o dashboard de desempenho é uma ferramenta visual que exibe as métricas importantes, de modo fácil de entender.

O dashboard permite uma construção colaborativa
Ao invés de ter um plano de projeto dentro de uma gaveta, com o dashboard você torna público o desenvolvimento do trabalho e permite que as pessoas participem com maior comprometimento na resolução de pendências e atividades listadas no painel.

Por isso, há três tipos de dashboards — o operacional, o tático e o estratégico.

A palavra dashboard significa “painel de controle”, e, no Excel, é uma ferramenta que apresenta os resultados de análises compostas de números, textos, tabelas, medidores e gráficos. Pode ser usado por qualquer área e nas mais diversas frentes de negócios de uma empresa.

Conteúdo ocultar

  1. Não polua os seus dashboards.
  2. Cuidado com os gráficos em pizza.
  3. 2.3. Não use gráficos em espaguete.
  4. 2.4. Não use muitas cores em seus dashboards.
  5. 2.5. Evite usar valores decimais, ou quebrados.
  6. 2.6. Não seja desorganizado ao apresentar os resultados.
  7. 2.7. Não “enfeite” demais.
  8. 2.8. Dashboards são histórias.