O que é dashboard analítico?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

É uma maneira de mensurar os impactos causados por cada decisão tomada, sendo possível assim, interferir e corrigir os desvios com maior rapidez, evitando desperdícios e prejuízos.

O Dashboard Analítico é uma ferramenta útil e inovadora que se tornou cada vez mais comum para acompanhar as atividades de negócios. Ele fornece aos administradores de negócios a capacidade de visualizar informações sobre os produtos, serviços, vendas, lucro, despesas e muitas outras métricas importantes.

Por isso, há três tipos de dashboards — o operacional, o tático e o estratégico.

O dashboard é um painel visual onde é possível analisar dados importantes para qualquer operação de uma empresa. Ele pode ser alimentado por diversas fontes terceiras, a depender de quais integrações possui com diferentes sites. Ele é um painel de controle que reúne gráficos de diferentes plataformas em um único lugar.

Independentemente do segmento, o principal objetivo do dashboard é divulgar os dados em tempo real em um painel visualmente claro e que, idealmente, esteja à vista ou de fácil acesso para todos os colaboradores.

As principais opções são:

  • Análise preditiva. Nesse tipo de análise, os dados são utilizados para fazer projeções de cenários e identificar tendências futuras a partir de determinados padrões. ...
  • Análise prescritiva. ...
  • Análise descritiva. ...
  • Análise diagnóstica.

O Dashboard deve acompanhar essas mudanças. Rentabilize suas operações, é preciso agir sobre a margem e o lucro. As melhores oportunidades podem ser identificadas através de indicadores como “Ticket Médio”, “Mix de Venda”, “% Margem” em comparação com Receita e Volume de vendas.

KPIs e dashboards são relacionados, mas têm finalidades distintas. Enquanto o KPI é uma métrica usada para avaliar o desempenho de empresas, departamentos, projetos ou processos em relação aos objetivos, o dashboard de desempenho é uma ferramenta visual que exibe as métricas importantes, de modo fácil de entender.

Como funciona? Dashboards são painéis de visualização que exibem dados de forma clara e organizada. Sua composição é formada por diferentes elementos. Por exemplo, gráficos, cartões, mapas, e outros objetos responsáveis por ilustrar as informações que coletam.

Um Dashboard nada mais é do que um “painel de indicadores”, como por exemplo o painel de indicadores de um automóvel. A figura seguinte permite visualizar as principais informações que devem constar da especificação de um objetivo estratégico.

O dashboard permite uma construção colaborativa
Ao invés de ter um plano de projeto dentro de uma gaveta, com o dashboard você torna público o desenvolvimento do trabalho e permite que as pessoas participem com maior comprometimento na resolução de pendências e atividades listadas no painel.

O primeiro passo é realizar um planejamento de como será o dashboard. Essa tarefa é importante para garantir mais agilidade no desenvolvimento do painel, pois saberemos quais dados serão exibidos, como eles serão dispostos na tela e quais cálculos serão necessários para mostrar o resultado desejado.

Um dashboard é uma representação visual das principais métricas que lhe permitem ver e analisar rapidamente os seus dados num único local.

Um dashboard serve para o monitoramento de dados em tempo real. Seja para otimizar processos, seja para acompanhar a performance e crescimento da empresa. E essas informações devem ser representadas com fácil compreensão visual. Então, o mais comum é o uso de gráficos e tabelas para mostrar os indicadores e métricas.

Um dashboard, no contexto de TI, é um painel visual que apresenta, de maneira centralizada, um conjunto informações: indicadores e suas métricas. Essas informações podem ser tanto indicadores da área de TI como de gestão empresarial. Em ambos os casos, esse recurso auxilia na tomada de decisões.