Como se tornar uma marca conhecida?

Perguntado por: esales . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Como conseguir um reconhecimento de marca?

  1. Se necessário, reformule o branding. ...
  2. Faça uma segmentação de mercado efetiva. ...
  3. Crie um vínculo emocional com o consumidor. ...
  4. Preocupe-se com a identidade visual. ...
  5. Esteja presente nos diferentes meios de comunicação. ...
  6. Crie estímulos sensoriais.

Uma marca forte e bem posicionada faz com que o produto/serviço se diferencie da concorrência, criando uma conexão visual, emocional e cultural entre empresa e consumidor. Quando consumidores compram o seu produto ou serviço, a experiência que eles têm é o que os convence a voltar e comprar novamente — ou não.

Identidade forte: Ter uma identidade forte. Uma marca de sucesso possui uma identidade clara e consistente, que é facilmente reconhecida pelo público. Isso inclui o nome, o logotipo, as cores, a linguagem visual e verbal, entre outros elementos. Tudo isso deve transmitir os valores, a missão e a personalidade da marca.

A marca é forte quando é reconhecida
O que fará com que a marca seja reconhecida pelo seu público pode ser algo arrojado, único e inovador. Ou, ainda, pode ser algo simples e minimalista.

Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa. É preciso planejamento para ativar a marca.

Como criar uma marca de sucesso [passo a passo]

  1. Faça uma análise de mercado. ...
  2. Defina a personalidade da sua marca. ...
  3. Escolha um nome para sua empresa. ...
  4. Defina o seu público-alvo. ...
  5. Elabore a filosofia da sua marca. ...
  6. Invista na criação de uma identidade visual. ...
  7. Crie uma logomarca. ...
  8. Implemente as mudanças.

Uma boa marca sempre tem uma história. E é construída a partir da consideração de vários atributos, benefícios, personalidade, cultura e valores.

Ao contrário do que se imagina, o registro de uma marca é relativamente acessível: R$ 355 para registrar no INPI, mais o pagamento de taxas que variam de R$ 298,00 a R$ 745,00. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Como qualquer procedimento administrativo, a taxa federal é tabelada pela Autarquia-INPI. Hoje ( 2021 ) o valor da taxa federal para pedido de registro de marca para empresa ME/EPP, é de R$ 142,00, já para empresa Ltda (que não adere o Simples Nacional) ou S.A, o valor é R$ 355,00.

O processo de criação de uma marca pode ser feito em 7 passos:

  1. Analisar seu público-alvo e seus concorrentes.
  2. Definir o foco e a personalidade.
  3. Escolher o nome de sua empresa.
  4. Criar um slogan.
  5. Definir a identidade visual.
  6. Criar seu logotipo.
  7. Usar sua marca em toda a empresa.

Para saber se uma marca já existe e está registrada você precisa:

  1. Acessar o portal do INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial;
  2. Procurar pela opção “Marcas”;
  3. Clicar em ”Busca” e depois em “Continuar”;
  4. Escolher a opção “Marca”;
  5. Pesquisar se a marca já está registrada.

O trabalho para construir essa consistência de marca é baseado em esforços estratégicos que ajudam a dar destaque às organizações. Isso é feito por meio do alinhamento de ideias com campanhas e ações de Marketing.

As chamadas “marcas fracas” são aquelas com maior vulnerabilidade, que são mais difíceis de defender e que apresentam maior risco de serem infringidas pela concorrência. Nesses casos, o INPI não concede exclusividade de uso.

As melhores frases para divulgação são as seguintes: “Última semana para comprar com X% de desconto!” ; “Se você adquirir este produto, eu consigo te dar um brinde”; “Ao comprar esse produto, você pode participar de nosso programa de fidelidade”; “Ao adquirir o produto X, receba o produto Y de graça”.

A partir de R$ 10 a R$ 15 por dia por campanha já é um valor inicial razoável, mas você só paga por clique e esses valores dependem do objetivo, palavra-chave, concorrência do anúncio, locais do público, etc.

Como definir o público-alvo?

  1. Pesquise o mercado e o cenário atual. O primeiro passo é analisar o mercado. ...
  2. Conheça o seu negócio e o seu produto. ...
  3. Divida o mercado em segmentos. ...
  4. Identifique a atratividade dos segmentos. ...
  5. Selecione o segmento-alvo (um ou mais) ...
  6. Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo.