Como se escreve nhoque no plural?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Nhoques é o plural de nhoque.

A grafia original dessa iguaria é “gnocchi”: em italiano, esse G inicial seguido de um N tem o mesmo som do nosso NH. Já o CCH tem o som do nosso QU, de um C duro. Ou seja, a grafia oficial dessa palavra em português é “nhoque”, uma adaptação do termo italiano, que está dicionarizada por aqui.

Gnocchi, plural de gnocco, é uma palavra em italiano que, segundo a tradição, é derivada de nocchio, que significa “nó na madeira”. Trata-se de uma massa tradicional italiana originada no Oriente Médio que foi introduzida pelas legiões romanas durante a expansão do Império Romano nos países do continente europeu.

gnocchi m. (Portugal) [CULIN.]

A Sardenha, uma ilha no largo da costa da Itália, é considerada o lar do gnocchi que mais se assemelha àquele feito no tempo dos romanos: um mingau misturado com ovos, formando uma massa. O uso da batata para fazer nhoque começou no século XVI, também na Itália, sendo introduzida então em toda Europa.

17) Acerca da palavra “nhoque” pode-se afirmar que:
d) Possui 4 fonemas e 2 dígrafos.

nhoque {masculino}
gnocco {subst.} gnocchi {subst.}

O nhoque ou inhoque, também conhecidos no termo do italiano gnocco, plural gnocchi [ˈɲɔkki], é uma massa alimentícia preparada a base da mistura de batata, com farinha de trigo, sendo um prato típico da culinária da Itália, que pode ser servido com os molhos: Sugo, bolonhesa ou branco.

O Nhoque, ou mais conhecido na Itália como Gnocchi, é uma massa muito saborosa e prática para preparar. Ele é feito com farinha e muita batata, por isso é tão gostoso e amado por todo mundo!

Algumas pessoas comem os primeiros sete pedacinhos de nhoque em pé. Para garantir a boa sorte, deve-se guardar o dinheiro usado até o dia 29 do mês seguinte. Quem trouxe a tradição ao Brasil foram as colônias italianas que desembarcaram no país a partir do século 19.

O nhoque foi criado no Oriente Médio durante os tempos antigos. Quando os romanos começaram a explorar a área, levaram de volta com eles a receita de nhoque e várias outras coisas para aplicar em sua própria cultura.

Itália

São Pantaleão

Entenda a história do nhoque da fortuna
Um santo cristão chamado São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano à procura de um quente e gostoso prato de comida.

Diz a lenda que, um certo dia 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo cristão, perambulava, faminto, por um vilarejo da Itália, quando resolveu pedir comida em uma casa. A família não se importou em compartilhar o pouco que tinha e dividiu o prato de nhoque com o andarilho, cabendo a cada um apenas 7 bolinhas da massa.

Por isso, o ritual que perdura até hoje é “pegar sete pedaços de nhoque e fazer sete desejos”, conforme explica Ken. Como a história aponta que o evento ocorreu em um dia 29 de dezembro, a tradição passou a ser realizada todos os dias 29 de cada mês.