Como se escreve amores a vista?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

a) Amores à vista.

Neste caso, a forma correta é à vista. À vista é uma locução adverbial com o significado de «na presença; visível»: Avista é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo avistar e escreve-se sem acento gráfico porque, em geral, as palavras graves não são acentuadas graficamente.

À vista, com acento indicador de crase, é uma locução adverbial que pode ter diferentes significados. Um deles é para se referir a algo que está diante dos olhos, na presença de alguém, algo que ocorreu ao alcance da vista, está aparente, visível, à mostra.

A expressão à vista ― repare no uso da crase ― ressalta algo que está diante de nossos olhos, em local aparente ou na presença de alguém/alguma coisa; à mostra, visível. Além disso, quando o pagamento de algum produto ou serviço acontece sem parcelamento, ou seja, de uma vez só, diz-se que é à vista.

À toa, à vista, à disposição, à espera de, à mão, à medida que, às pressas, à tarde, às vezes, às voltas com, à vista disso, à vontade, dar à luz, etc. Não há crase antes de palavra em sentido genérico.

Amor à primeira vista - Com crase. Porque 'primeira' está no feminino.

1 vê, mira, divisa, enxerga, distingue, observa, olha, contempla, entrevê, descortina.

Voltemos ao foco do artigo. A dúvida nos assalta porque, se o correto é venda a prazo – havendo aí apenas a preposição pura (a) –, deveria suceder o mesmo com venda a vista. Dissemos bem: deveria. Hoje, contudo, o modo mais apropriado de escrever é venda à vista.

A prazo e à vista
A expressão oposta de a prazo é à vista, com acento indicador de crase, sendo muito utilizada para referir um pagamento total feito no ato da compra.

O que é À vista:
Normalmente, esta expressão é usada no sentido de imediatismo do pagamento de algo. Por exemplo, quando se diz que determinado produto foi pago à vista, significa que a totalidade do seu valor foi descontada de uma só vez.

Quando falamos em à vista, com crase, falamos sobre algo que está aparente aos nossos olhos, ou método de pagamento de algo. Já quando é usado a vista, separado e sem crase, a frase deve se referir a um cenário ou mesmo ao olho em si, algo comum no interior do país, por exemplo.

A vista é simplesmente a junção do artigo definido a com o substantivo feminino vista, que pode significar o sentido ou órgão da visão, bem como o ato de ver ou a paisagem. Pode significar ainda uma opinião sobre um assunto e o aspecto de alguma coisa, entre outros.