Como saber se tem água dentro do ouvido?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Dentre os principais sintomas e desconfortos do líquido no ouvido, estão desequilíbrio e tontura, além de dificuldades para ouvir. Vale frisar que, a partir da presença de água dentro do canal do ouvido, também podem surgir infecções, devido a alguma bactéria que possa ter entrado junto com o líquido.

Mas se a água permanecer após dois a três dias ou se você notar sinais de infecção, procure orientação médica. Se seu ouvido ficar inflamado ou inchado, você pode ter desenvolvido uma infecção. Uma infecção no ouvido pode se tornar grave se você não receber tratamento.

Deitar de lado sobre a cama
Este truque é realmente efetivo e muito fácil. Só tem que deitar sobre o ouvido afetado e deixar que a gravidade haja por si só. Você pode inclinar um pouco a cabeça para conseguir fazer com que fique paralela à cama, o conduto auditivo estará reto e a água vai descer sozinha.

A secreção no ouvido, ou otorreia como também é conhecida, pode ser causada por infecções tanto no ouvido interno como no externo, no tímpano ou lesões na cabeça, ou mesmo por objetos estranhos. A secreção no ouvido pode ser aquosa, sanguinolenta, ou espessa e esbranquiçada, como pus, purulenta.

As gotas otológicas à base de álcool podem ajudar a evaporar a água acumulada no canal auditivo.

Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.

Segundo o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, essa sensação de água acumulada pode ocasionar inflamação, conhecida como otite. Os principais sintomas da otite são dor, sensação de ouvido tapado, perda auditiva, zumbidos, dor ao manipular os ouvidos e algumas vezes secreção.

Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

Assim, as secreções passam mais facilmente, explica a doutora Ana Escobar. As especialistas deram a dica para tirar a água do ouvido: dê pulinhos com a cabeça virada. Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%. O álcool evapora rápido, então a sensação é instantânea.

Infecção do ouvido
A infecção no ouvido, também chamada de otite, faz com que haja um inchaço no canal auditivo. Isso impede que os sons cheguem até a parte interna do órgão, dando a sensação de ouvido abafado.