Como saber se os cristais do ouvido estão fora do lugar?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Que sintomas são percebidos quando os cristais se desprendem? A VPPB pode, em uma primeira crise, gerar muita tontura e enjoo. Diante da intensidade dos sintomas, que também podem incluir vertigem (uma tontura rotatória), náusea e vômitos, muitas vezes, o paciente é obrigado a buscar uma unidade de emergência médica.

A VPPB acontece quando parte destes materiais, ou cristais de cálcio, se soltam e caem em outra área – dentro dos canais semicirculares. Quando isto acontece, movimentos normais como ir de um lado para o outro na cama, resultam em tontura ou vertigem.

é realizada com o paciente sobre uma maca e, de acordo com o diagnóstico, o paciente é movimentado em diferentes posicionamentos direcionando os partículas deslocadas de volta para sua posição de origem.

Cada episódio de vertigem dura apenas poucos segundos ou minutos. As pessoas podem ter muitos episódios em poucos dias ou semanas, após os quais os episódios gradualmente diminuem por si mesmos.

Evitar jejum prolongado, excesso de doces, café, alimentos muito salgados e ou condimentados, ter uma boa higiene do sono, cuidar bem dos ossos, repor cálcio e vitamina D quando recomendado e o controle da ansiedade e hipertensão arterial sistêmica são recomendações da Dra.

Podemos indicar outras maneiras de como acabar com a tontura da labirintite, especialmente para evitar ou aliviar as crises. Nesse caso, é importante se deitar imediatamente e ficar em uma posição com maior conforto, deitado de lado preferencialmente, para o caso de sofrer com enjoo.

Dentro do nosso labirinto temos 2 estruturas: o sáculo e o utrículo, os chamados órgão otolíticos, justamente aí que ficam pequenos cristais de carbonato de cálcio, conhecidos por otólitos ou otocônias ou estatocônias, que auxiliam na manutenção do nosso equilíbrio.

Alguns exercícios de musculação, pilates e treinos funcionais podem ser adaptados para a pessoa que tem labirintite. Lembrando que é bom começar em intensidade baixa e aos poucos ir aumentando. O seu corpo precisa se acostumar, por isso, nada de exageros.

Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:

  • Náuseas e tonturas;
  • Zumbido constante no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Desequilíbrio.

Vertigem – Falsa percepção de movimento, por exemplo, a sensação de girar quando está tudo parado. Labirintite – Inflamação do labirinto, que é a estrutura interna do ouvido, e pode ter como sintomas tontura, vertigem e também sintomas auditivos, como perda de audição e zumbido.

As Manobras de Reposicionamento são normalmente executadas por Fisioterapeutas após seu diagnóstico na mesma consulta. É importante informar que medicamentos não possuem eficácia no tratamento da VPPB, sendo utilizados apenas para controle dos sintomas.

O paciente com VPPB deve ser tratado por um médico especialista, neste caso o Otoneurologista (que é um médico otorrinolaringologista, que depois se especializa nas doenças que acometem o labirinto).

O tratamento consiste em manobras posturais, onde o profissional executa uma série de movimentações e posições de cabeça e do corpo, para estabilização dos cristais, que auxiliam na manutenção do equilíbrio.

O examinador deve girar rapidamente a cabeça do paciente para um dos lados e observar o relato da sensação vertiginosa e o nistagmo na direção horizontal. A cabeça do paciente é retornada para a posição original e a manobra é realizada agora no outro sentido.

Existem dois tipos de VPPB envolvendo o canal horizontal, uma com nistagmo geotrópico e outra com nistagmo apogeotrópico.

Quando o labirinto está inflamado, a informação que ele manda ao cérebro fica alterada, provocando tonturas ou dando uma impressão de que a pessoa está em movimento quando está parada. Muitas vezes estas sensações causam náuseas e vômitos.